segunda-feira, 15 de março de 2010

Raul Solnado: O génio do humor português

(1929-2009)
Raul A. A. Solnado nasceu em Lisboa a 19 de Outubro de 1929 e morre nesta cidade a 8 de Agosto de 2009, na sequência da evolução de um quadro clínico cardio-vascular grave. Tinha 79 anos. Foi um humorista, apresentador de televisão, actor português, produtor e roteirista. 
Unanimemente reconhecido como um dos maiores nomes do humor português, começou a fazer teatro amador no Grupo Dramático da Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul (1947) e profissionalizou-se em 1952. Construiu uma carreira como artista de variedades e teatral, não pondo de lado a sua via humorística na rádio e na música. A sua passagem pela televisão ficou marcada pelos programas Zip Zip, A Visita da Cornélia ou ainda O Resto São Cantigas.
Até à sua morte foi director da Casa do Artista, em Lisboa, Carnide, instituição que fundou em 1999 juntamente com Armando Cortez, entre outros actores.



Raul Solnado, foi pioneiro em Portugal de uma original e única forma de fazer humor. O povo sempre apreciou o seu talento, quer no «modo» como foi à guerra de 1908, quer na singularidade como cantou malmequeres. No ar e nas almas, ainda «habita» o som libertador de uma saudável gargalhada.
O espólio artístico privado de Raul Solnado começou ontem a ser mostrado no Palácio do Correio Velho, Lisboa, onde será leiloado na quarta e quinta-feira, (dias 17 e 18, às 21h e 15h, respectivamente). O objectivo deste evento é criar um fundo para a criação de uma Escola de Teatro.

Pintura de Maluda, 1966
JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário