NOAA
Segundo a Agência Reuters, a época de ciclones tropicais no Atlântico Norte em 2010 irá ocasionar oito furacões acima da média, quatro deles de categoria 3 a 5, representando uma ameaça acrescida para a costa dos Estados Unidos. Esta previsão foi divulgada ontem (7 de Abril) por uma equipa de meteorologistas, especializada em ciclones tropicais, da Universidade do Estado do Colorado.
Esta é a segunda previsão em quatro meses para a época de 2010, que começa no pf dia 1 de Junho e termina em 30 de Novembro. De acordo com as expectativas irão ocorrer, provavelmente, 15 tempestades tropicais.
NOAA, JDACT (Situação do El Niño em 31 de Março de 2010)
NOAA, JDACT (5 de Abril de 2010)
A equipa específica de meteorologistas prevê, que numa percentagem de 69% ocorra pelo menos um furacão categoria 5 (hurricane) a entrar em terra (landfall) ou na costa dos USA em 2010, tendo como comparação uma probabilidade de ocorrência média de 52%.
Um furacão de categoria 3 apresenta ventos sustentados da ordem dos 178 a 210 km/h, provoca um aumento de 2,6 a 3,8 m da altura da água do mar junto à costa e uma pressão atmosférica ao NMM da ordem de 945-964 hPa. Quanto maior for a categoria (até 5) há um incremento destes valores.
William Gray afirma: «Embora os padrões possam mudar antes do início da época dos ciclones tropicais/furacões, acreditamos que merecem preocupação as actuais condições para uma época acima da média». Uma época de ciclones tropicais, no Atlântico Norte, tem em média cerca de 10 tempestades tropicais, das quais seis se transformam em furacões.
A equipa da Universidade do Estado do Colorado prevê também uma percentagem de 58% de um acontecimento de grandes proporções nas Caraíbas, sendo o Haiti o ponto mais vulnerável após o devastador terremoto de 12 de Janeiro, que deixou mais de um milhão de pessoas desabrigadas.
A previsão anterior, em Dezembro passado, pela equipa de Gray já tinha previsto uma época acima da média, produzindo 11 a16 tempestades tropicais, incluindo seis a oito furacões. A equipa tinha referido três a cinco tempestades de categoria 3 ou superior na escala de intensidade de Saffir-Simpson.
Outro meteorologista, pertencente à AccuWeather.com, também prevê uma potencial «época de furacões extremos para o ano de 2010», com «avisos de alertas acima do normal» para o litoral leste-sueste dos USA. A AccuWeather afirmou que cinco furacões, dois ou três deles principais, serão previstos que atingirem a costa dos Estados Unidos, formando um total de 16 a 18 tempestades tropicais, quase todos elas no Atlântico Ocidental Norte ou no Golfo do México.
A época de 2009, que terminou em 30 de Novembro, registou apenas nove tempestades, incluindo três furacões, e foi a época mais tranquila desde 1997. Este facto deveu-se, em parte, ao fenómeno El Niño, o fenómeno que ocorre no Pacífico Oriental Equatorial.
Mas Phil Klotzbach, meteorologista de ligação com a equipa da Universidade do Estado do Colorado, esclareceu que o El Niño estava numa fase de neutralidade e que a sua dissipação era esperada para meados do ano, quiçá, no iníco da época dos ciclones tropicais. Por outras palavras, a dissipação do El Niño, ou o seu enfraquecimento, em conjunção com o esperado aquecimento das águas superficiais do oceano Atlântico (aumento anormal da temperatura da água da superfície do mar) irá levar a condições dinâmicas e termodinâmicas favoráveis à formação e intensificação de ciclones tropicais.
Será o surgimento da La Niña no oceano Pacífico Oriental Equatorial.
JDACT
Sem comentários:
Enviar um comentário