sexta-feira, 4 de junho de 2010

Salvaterra de Magos: Câmara Municipal e ProTejo organizam «workshop» dedicado ao rio e à água (6 de Junho)

Cortesia da CMSalvaterra de Magos
A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o ProTEJO - Movimento Pelo Tejo, realizam o Workshop «Água e Rios» no pf dia 6 de Junho de 2010, com início às 9 horas no Auditório do Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Cais da Vala de Salvaterra de Magos.
Um Workshop pela ecologia onde serão transmitidas experiências de Educação, Formação e Sensibilização Ambiental sobre o tema «Água e Rios».

Tem como destinatários todos os municípios, escolas, empresas ligadas ao ambiente, rios e água, associações ambientalistas, sociais, culturais e desportivas, sendo esta 1ª edição preferencialmente dirigida aqueles que estão sedeados na área geográfica dos municípios de Azambuja, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche, Salvaterra de Magos e Santarém.

«O rio Tejo dá-nos uma riqueza e património naturais singulares, diria mesmo únicos. A sua fauna e flora conseguem como por magia constituir cenários de beleza inigualável, muitas vezes únicos. Com a sua beleza e características inerentes a um dos principais cursos de água que cruza o nosso país, e fruto da sua navegabilidade, o Tejo permitiu ao longo dos tempos o desenvolvimento de muitas actividades, estruturantes para o próprio desenvolvimento das comunidades ribeirinhas, seja por força da vertente comercial, seja pela vertente piscatória. O «Movimento Pelo Tejo», abreviadamente designado por «ProTejo», procura a valorização de tudo isto. A valorização e defesa do rio Tejo e dos seus afluentes em várias vertentes, da ambiental à cientifica, passando pela cultural, social e patrimonial. É portanto um movimento com uma vertente formativa e educativa, que procura alertar e despertar consciências para a necessidade extrema de defesa, preservação e valorização de todo o património que compõe o rio tejo, em todas as suas vertentes.(...) A nossa estratégia turística passa desde sempre pelo Tejo, é um dos nossos grandes tesouros. Estou profundamente convicta de que à semelhança da importância histórica que o rio teve para o nosso concelho, desde meio preferencial de chegada da família real, à importante função que o Cais da Vala Real teve nas rotas comerciais para a capital, passando pela chegada da comunidade avieira ao concelho, o rio Tejo vai continuar a brindar-nos com muitas e estruturantes mais valias de desenvolvimento. Após a recepção do I Congresso Avieiro no nosso concelho, onde mais uma vez soubemos bem receber e mostrar o que de melhor temos feito na nossa actividade junto da comunidade avieira do Escaroupim e arranjos no Cais da Vala no âmbito do ValTejo, prosseguimos a nossa missão com a realização deste workshop, porque se trata efectivamente de uma missão, de continuarmos a trabalhar na valorização de todo um passado deste rio, mudando e trabalhando no seu presente, para que possamos continuar a contemplar o rio Tejo, em toda a sua amplitude, no futuro». In Câmara Municipal de Salvaterra de Magos
(http://www.cm-salvaterrademagos.pt/NR/rdonlyres/EAB8E119-9665-4C48-9386-D4F9A60A0EAA/0/Folheto_Agua_e_Rios.pdf)
CMSalvaterra de Magos/JDACT