(1571-1610)
Milão, Itália
Cortesia de wikipédia
Michelangelo Merisi da Caravaggio foi um pintor italiano que viveu em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. É normalmente identificado como um artista Barroco, estilo do qual ele é o primeiro grande representante.
Caravaggio era o nome da aldeia natal de sua família, que ele adoptou como nome artístico.
Ainda vivo, Caravaggio era considerado enigmático, fascinante e perigoso. Michelangelo Merisi, Caravaggio, surgiu na cena artística romana em 1600 e, desde então, nunca lhe faltaram comissões ou patronos. Porém ele lidou com o sucesso de maneira atroz. Uma nota precocemente publicada sobre ele, em 1604, descrevia o seu seu estilo de vida: «após uma quinzena de trabalho, ele irá deambular por um mês ou dois, com uma espada e um servo que o seguia, de um salão de baile para outro, sempre pronto para se envolver em alguma luta ou discussão, de tal maneira que é bastante torpe acompanhá-lo (Floris Claes van Dijk; Roma, 1601)».
Cortesia de kheops
Considerado um boémio inconsequente, ele vivia com problemas com a polícia, sem dinheiro e procurava brigas constantes nos mais diversos lugares da cidade. Em 1606, mata um jovem durante uma briga e foge de Roma, com a cabeça a prémio. Em Malta, 1608, envolve-se noutra briga, e mais outra em Nápoles, 1609, possivelmente um atentado premeditado contra a sua vida devido suas acções, por inimigos nunca identificados. No ano seguinte, após uma carreira de pouco mais do que uma década, Caravaggio morre aos 38 anos de idade.
Cortesia de dapoetica
Cortesia de wikipédia/JDACT