(1893-1983)
Gavião
Cortesia de skockyalcyone
«José Adriano Pequito Rebelo foi membro fundador do Integralismo Lusitano e figura destacada no movimento agrário, na base científica e política. Era possuidor de fortuna pessoal, financiando diversas publicações monárquicas integralistas como a revista Nação Portuguesa ou o jornal A Monarquia. Durante a 1ª Grande Guerra, combateu na Flandres como oficial miliciano.
Desenvolveu importante papel no combate que os integralistas lusitanos desenvolveram contra a «Salazarquia» e na desvinculação dos monárquicos ao «Estado Novo». Em 1949, chefiou uma lista agrária independente nas eleições para o Parlamento, designado na altura por Assembleia Nacional. Manteve-se membro destacado nas movimentações monárquicas de oposição ao Estado Novo, acompanhando e incentivando todas as acções visando o seu derrube ou a divulgação dos princípios do Integralismo Lusitano, como o lançamento da Editora Biblioteca do Pensamento Político, a constituição do movimento da Renovação Portuguesa, etc.
Veio a ser empossado no cargo de conselheiro do Duque de Bragança, em 1 de Dezembro de 1978, cargo que manteve até à sua morte». In José Manuel Quintas.
Da esquerda para a direita, em pé: Ruy Ulrich, Hipólito Raposo, Luís de Almeida Braga e José Pequito Rebelo. Sentados: António Sardinha, Vasco de Carvalho, Luís de Freitas Branco, Xavier Cordeiro e Alberto Monsaraz
As Origens do Integralismo Lusitano, Nova Ática, 2004
Foto de José Manuel Quintas
Cortesia de arepublicano
Cortesia de Alameda Digital/JDACT