sexta-feira, 4 de março de 2011

Universidade de Coimbra. Comemoracões do 721.º Aniversário: Prémio atribuído a Maria de Sousa, com trabalho reconhecido a nível mundial na área da imunologia

Cortesia de uc

Prémio Universidade de Coimbra atribuído a Maria de Sousa

A 8ª edição do Prémio Universidade de Coimbra premiou cientista com trabalho reconhecido a nível mundial na área da imunologia.
«Uma investigadora com um percurso de indiscutível importância na construção de um sistema científico nacional balizado por padrões e modelos internacionais» foi como Fernando Seabra Santos, reitor da Universidade de Coimbra descreveu, em conferência de imprensa, a investigadora Maria de Sousa, vencedora da edição de 2011 do Prémio Universidade de Coimbra (UC).

O Prémio foi entregue no pp dia 1 de Março, durante a Sessão Solene comemorativa do 721.º aniversário da Universidade de Coimbra.
Cortesia de uc
O Prof. Seabra Santos, comentou ainda que:
  • «uma das intenções que presidiu à criação do Prémio Universidade de Coimbra foi mostrar a abertura da UC ao meio, bem como promover e divulgar personalidades portuguesas com intervenção qualificada nos mais diversos campos. O leque muito alargado e diversificado de áreas, de proveniência geográfica e de proveniência académica dos premiados mostra que o objectivo foi conseguido».
O Prémio Universidade de Coimbra é um dos mais importantes a nível nacional nos campos da ciência e da cultura. Este evento integrou-se na XIII Semana Cultural da Universidade, que foi dedicada ao tema «Reinventar a Cidade».

A Investigadora Maria de Sousa
Cortesia da uc
Maria de Sousa granjeou reputação de investigadora de prestígio a nível mundial, em particular na área da imunologia, com descobertas como a da área timo-dependente, conhecida universalmente por área T, ou a do fenómeno da ecotaxis, que designa a capacidade de células de diferentes origens migrarem e organizarem-se em áreas bem delineadas dos órgãos linfóides periféricos.

Autora de artigos científicos cruciais à definição da estrutura funcional dos órgãos que constituem o sistema imunológico, destacam-se entre as distinções já recebidas:
  • a Medalha de Ouro de Mérito Científico (2009),
  • o Prémio Estímulo à Excelência (2004), ambos atribuídos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
«O nome de Maria de Sousa junta-se, desta forma, na já extensa lista de vencedores do Prémio Universidade de Coimbra:
  • neurocientista Fernando Lopes da Silva,
  • historiador António M. Hespanha,
  • actor e encenador Luís Miguel Cintra,
  • classicista Maria Helena da Rocha Pereira,
  • matemático luso-brasileiro Marcelo Viana,
  • investigador e empreendedor José Epifânio da Franca,
  • artista plástico Julião Sarmento,
  • cineasta Pedro Costa,
  • escritor Almeida Faria.
O júri do Prémio Universidade de Coimbra foi composto, como tem vindo a ser hábito, por dez nomes de reconhecido mérito da cultura e da ciência portuguesas.

Cortesia da Universidade de Coimbra.
A amizade de RR.
JDACT