Cortesia de flickr
«Há muitas explicações para que o 1 de abril se tenham transformado no dia das mentiras. Há quem o considere como o dia das pêtas, o dia dos tolos, etc. Mas, ficou para a história dos povos como o dia das mentiras e dos gracejos.
De acordo com os dados, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França.
- Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da estação Primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril.
Cortesia de blackangelsl
Depois, em generalização com o calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o Ano Novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro.
Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano se iniciaria em 1 de Abril. Brincalhões passaram a ridicularizá-los, a enviar escritos, presentes, notícioas burlescas da sociedade, convites para cerimónias ou para festas, que na realidade não existiam. Enfim, um conjunto de «tretas» que ficaram conhecidas como «plaisanteries».
Cortesia de zonaxis
Em países de língua saxónia o dia das mentiras costuma ser conhecido como April Fool's Day, «Dia dos Tolos, de abril». Na Itália e França é designado, respectivamente, pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente «peixe de abril».
Cortesia e adaptação da wikipedia/JDACT