sábado, 3 de setembro de 2011

Fascínios da Matemática: Os Cinco Sólidos Platónicos. «A palavra sólido significa qualquer “objecto tridimensional”, como uma rocha, um feijão, uma esfera, uma pirâmide, uma caixa ou um cubo. Há um grupo muito especial de sólidos denominados “sólidos regulares” que foram descobertos na Antiguidade pelo filósofo grego Platão»


Cortesia de theonipappas e psicogeometria

Os Cinco Sólidos Platónicos
«Os “sólidos platónicos” são sólidos convexos cujas arestas formam polígonos planos regulares congruentes. “Só há cinco sólidos com estas características.
A palavra sólido significa qualquer “objecto tridimensional”, como uma rocha, um feijão, uma esfera, uma pirâmide, uma caixa ou um cubo. Há um grupo muito especial de sólidos denominados “sólidos regulares” que foram descobertos na Antiguidade pelo filósofo grego Platão. Um sólido é regular se todas as suas faces tiverem tamanho e forma iguais.


Cortesia grupopitagorico e theonipappas

Assim, um cubo é um sólido regular porque todas as suas faces são quadrados com o mesmo tamanho, mas a caixa representada não o é, visto que as suas faces não são rectângulos com a mesma grandeza. Platão demonstrou que só há cinco sólidos convexos regulares possíveis. Estes sólidos são o “tetraedro”, o “cubo” ou “hexaedro”, o “octaedro”, o “dodecaedro” e o “icosaedro”.

Cortesia de educfcul

Apresentam-se as planificações dos cinco sólidos regulares. Experimente desenhá-las, cortá-las e dobrá-las na sua forma tridimensional». In Theoni Pappas, The Joy of Mathematics, Fascínios da Matemática, Editora Replicação, Lda, 1ª edição, 1998, ISBN 972-570-204-2.

Cortesia de Theoni Pappas/JDACT