Cortesia de jbdesignit e finescrollsaw
«A passagem do século XIX para o século XX foi um período de bonança e de progresso económico para as nações europeias. É a chamada "Belle Époque" e a sua manifestação estética a "Art Nouveau", um estilo que rompeu com o neoclassicismo para emular a liberdade criativa da Natureza.
A "Art Nouveau" é um movimento artístico que nasceu em finais do século XIX como reacção ao academismo e macanicismo em que se encontrava incrustada a arte ocidental. Caracterizava-se pela sua criatividade e originalidade, inspirando-se nas formas, ritmos e elementos orgânicos da natureza.
Cortresia de clearlycreative e myajade
É uma arte total, no sentido de que abarca todo o ambiente da classe burguesa de princípios do século XX, desde a arquitectura até ao desenho, passando pelo mobiliário, decoração, pintura, escultura, cerâmica, vidraria, joalharia, etc. Grande parte dos edificios "Art Nouveau" estão qualificados pela Unesco como património da Humanidade. Destaca-se o centro histórico de Riga, na Lituânia, que possui a mais rica colecção da «sua» arquitectura da Europa. Este movimento evoluiu a opartir da I Guerra Mundial até ao estilo geométrico e funcionalista, a "Art Deco".
Cortesia de wikipedia, antiquemarks,
ellainedeviantart e sampleboardonlineinaustralia
O desenho de Artur Mackmurdo para a capa do livro «As Igrejas de Wren na Cidade, 1883» com as suas rítmicas formas florais, é considerado a primeira manifestação da "Art Nouveau"». In Enciclopédia Universal.
Riga, Lituânia
Cortesia de shutterpoint e jr
Enciclopédia/JDACT