sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Paul Cesar Helleu. Pintura. Retrato. «Segundo a literatura, em 1884, foi contratado por Guérin para executar um retrato da filha Alice. Perdidamente se apaixonou pela jovem adolescente, vindo a casar com ela dois anos depois»


(1859-1927)
Vannes, França
Retrato de John S. Sargent
Cortesia de wikipedia
Com a devida vénia à galeria de jssgallery





Cortesia de jssgallery
«Um pintor retratista que utilizou como ‘musas’ as mulheres mais atraentes e famosas da sua época.
Desde jovem que se ‘apaixonou pela arte’ contrariando os interesses de sua mãe. Como jovem determinado, foi para Paris aos 17 anos de idade a fim de estudar na Escola de Belas Artes. Ao rejeitar a abordagem da pintura clássica, ‘abraçou’ o impressionismo e foi amigo de Degas, Rodin, Renoir e Monet. No entanto, John Singer Sargent, um amigo muito próximo, deu-lhe a inspiração de se tornar retratista.

Segundo a literatura, em 1884, foi contratado por Guérin para executar um retrato da filha Alice. Perdidamente se apaixonou pela jovem adolescente, vindo a casar com ela dois anos depois.

Retrato de Alice Guérin
Cortesia de wikipedia

Alice foi o seu modelo preferido e os seus retratos são desenhados com uma sensibilidade muito íntima. Foi a ‘rampa de lançamento’ de Helleu. Começou a frequentar os círculos aristocráticos da sociedade europeia e, deste modo, a conhecer mulheres elegantes que desejavam os seus méritos artísticos. Um talento único que foi recompensado em 1904 com a Legião de Honra, tornando-o num dos pintores mais célebres de Paris e Londres». In Christina Sanderson, 2000.





Cortesia de jssgallery

http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=2&ved=0CDYQFjAB&url=http%3A%2F%2Fjssgallery.org%2Fother_artists%2FPaul_Helleu%2FPaul_Cesar_Helleu.htm&ei=atPPTvCvNs2SOof6gaUP&usg=AFQjCNFRhOnq62XuHb-uxdq4Xt9rW70lyw&sig2=P5cc9R0d4N_q3MGqwvsr_g



Cortesia de jssgallery
Cortesia de Wikipedia e JSSGallery/JDACT