quarta-feira, 13 de abril de 2016

As Saias de Elvira. Ensaios. Eduardo Lourenço. «Não são os relógios. agora atentos à premente pressa dos homens, nem o relógio cósmico de Deus que “contam” o nosso verdadeiro tempo. Para ser claro, o Tempo, quer no sentido mais abstracto»

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«(…) O tempo de Júlio Dinis não está imune às mudanças e aos conflitos de uma sociedade em plena ruptura consigo própria, mas não reflecte mais do que aquilo que nela havia de novo numa óptica placidamente burguesa e ironicamente sentimental. Nele encontramos já uma consciência sensível da temporalidade romanesca. Contudo, tanto esse tempo, como o de Camilo, são ainda como um rio que se espraia ou precipita, pano de fundo onde se recortam destinos, com as suas peripécias dolorosas ou festivas, com seus desenlaces felizes ou naufrágios, um rio que desliza naturalmente para a sua foz. O tempo é onde se vai e onde se está, por analogia com o espaço. Como tudo o mais, o tempo, mesmo o mais negro, não escapa à ordem da Providência. O sentimento de precariedade do destino, a percepção dos acontecimentos como intrinsecamente afectados pelo tempo não precisava de ser descoberta: constitui o fundo imemorial da expressão lírica ou trágica da existência.
O Romantismo de nada mais viveu que da consciência exacerbada da existência como tempo, sem refúgio clássico na Eternidade, ou da fuga titanesca para diante configurada num tempo redimido como Avenir, que não é mero futuro, mas tempo de gloriosas plenitudes. A ficção de Eça de Queirós conserva as marcas desta vivência do tempo próprio do Romantismo, não apenas como obra fascinada pela tentação, mal disfarçada pelo seu carácter paródico, de se instalar em épocas onde tudo era ainda como que imune à desilusão dos tempos modernos ou, ao contrário, de se imaginar alegoricamente, em tempos, lugares utópicos, como sucedâneos de sonho do velho e para sempre perdido Paraíso. Mas a vivência do tempo que estrutura a sua visão do mundo, aquela que a temporalidade romanesca encarnará de maneira inédita entre nós, releva da crítica e do naufrágio da ilusão romântica de um tempo ainda afectado de conteúdo transcendente.
Não são os relógios. agora atentos à premente pressa dos homens, nem o relógio cósmico de Deus que contam o nosso verdadeiro tempo. Para ser claro, o Tempo, quer no sentido mais abstracto, quer na sua configuração enquanto tempo da História, quer sobretudo como tempo humano, não tem outra essência que a da temporalidade imanente da nossa vida, dos seus actos, dos seus sonhos. Mas em Eça de Queirós, o Eça de Queirós original, essa vivência comporta uma temporalidade mais insólita, a do hiato, tempo suspenso, vazio ou esvaziado. Em suma, aquela temporalidade que se exprime no tédio, na monotonia, no não-tempo no interior do tempo. Eça de Queirós, debaixo da aparência de ficcionista da vida real, da sociedade burguesa e do teatro passional por ela determinado, nos seus aspectos triviais ou nos seus mecanismos grotescos, quer dizer, repetitivos, a exploração do cliché linguístico traduz como nada mais a essência de uma temporalidade sem interioridade nem invenção, como um tempo vivo a exigiria, foi fundamentalmente o romancista desse tempo parado, desse longo bocejo do ser que sob a forma satírica significava que o tempo, o tempo, não só saíra dos seus gonzos como o de Hamlet, seu personagem paradigmático, mas deixara de ter sentido, quer dizer, um conteúdo assumidamente inteligível.
Como na visão do mundo de Dante, há vários círculos na expressão do Tempo na obra de Eça de Queirós. A mais exterior é a que integra a ideia-imagem de um tempo histórico dilatado, primeiro pelas descobertas arqueológicas do século, as de Champollion e de Schliemann ou de Renan, mas igualmente pelo conceito darwinista da Evolução que, mais além do puro horizonte histórico, põe em causa o lugar do homem no antigo plano da Criação. Este alargamento temporal, que é no plano da mitologia e da memória cultural do Ocidente, desactualização da cronologia e da mitologia bíblicas como até então se compreendiam, importa menos à Geração de 70 e, em particular, a Eça de Queirós, como revolução epistemológica, do que como dado estético, pretexto para viagens fantásticas ou fantasistas nesse tempo-espaço dilatado, como seria o das Memórias de um átomo se tivessem sido mais do que ficção diferida ou o do Mandarim». In Eduardo Lourenço, As Saias de Elvira e Outros Ensaios, Gradiva, Lisboa, 2006, ISBN 989-616-151-8.

Cortesia de Gradiva/JDACT