Madrid
«(…) É como disse um dos nossos
grandes escritores: Ninguém na Espanha se preocupa com o bem comum. Cada grupo
se interessa apenas por si mesmo. A Igreja, os bascos, os catalães. Cada um diz
que se fod… os outros. O bispo sabia que o coronel Acoca citara errado Ortega y Gasset. A citação inteira
incluía o exército e o governo; mas, sabiamente, não disse nada. Tornou a se
virar para o primeiro-ministro, à espera de uma discussão racional. Excelência,
a Igreja Católica... O primeiro-ministro achou que Acoca já fora longe demais. Não
nos interprete mal, bispo. Em princípio, é claro, este governo está dando total
apoio à Igreja Católica. O coronel Acoca interveio outra vez. Mas não podemos
permitir que suas igrejas, mosteiros e conventos sejam usados contra nós. Se
continuarem a permitir que os bascos guardem armas e realizem reuniões neles,
terão de arcar com as consequências. Tenho certeza de que as informações que
recebeu estão equivocadas, declarou o bispo, suavemente. Mas pode estar certo
de que ordenarei uma investigação imediata. O primeiro-ministro murmurou: Obrigado,
bispo. Isso é tudo que pedimos. Martínez e Acoca ficaram observando o bispo se
retirar. Depois o primeiro-ministro perguntou: O que acha? Ele sabe o que está
acontecendo. O primeiro-ministro suspirou. Já tenho problemas suficientes neste
momento sem criar uma crise com a Igreja. Se a Igreja é a favor dos bascos,
então está contra nós. A voz do coronel Acoca era mais enérgica agora. Eu
gostaria que me concedesse permissão para dar uma lição ao bispo. O
primeiro-ministro foi contido pela expressão de fanatismo nos olhos do coronel.
Tornou-se cauteloso. Tem mesmo informações de que as igrejas estão ajudando os rebeldes?
Claro, Excelência.
Não havia como determinar se o
homem dizia mesmo a verdade. O primeiro-ministro sabia o quanto Acoca odiava a
Igreja. Mas talvez fosse bom deixar que a Igreja sentisse o gosto do açoite,
desde que o coronel Acoca não fosse longe demais. O primeiro-ministro Martínez
ficou imóvel por um instante, pensativo. Foi Acoca quem rompeu o silêncio: Se
as igrejas estão abrigando terroristas, então elas devem ser punidas. Relutante,
o primeiro-ministro anuiu com a cabeça. Por onde vai começar? Jaime Miró e seus
homens foram vistos em Ávila ontem. Provavelmente estão escondidos no convento
local. O primeiro-ministro decidiu-se. Reviste-o. Essa decisão desencadeou uma
sucessão de acontecimentos que sacudiu toda a Espanha e abalou o mundo.
Ávila
O silêncio era como uma nevasca
amena, suave e aconchegante, tão tranquilizante quanto o sussurro de um vento
de Verão. O convento Cisterciense da Estrita Observância ficava nos arredores
da cidade muralhada de Ávila, a mais alta cidade da Espanha, 112 quilómetros a
noroeste de Madrid. O convento fora construído para o silêncio. As regras
haviam sido adoptadas em 1601, e permaneceram inalteradas ao longo dos séculos:
liturgia, exercício espiritual, reclusão rigorosa, permanência e silêncio.
Sempre silêncio. O convento era um conjunto simples de prédios de pedra, em
torno de um claustro, dominado pela igreja. Ao redor do prédio central as
arcadas abertas permitiam que a claridade se espalhasse pelos largos blocos de
pedra do chão, onde as freiras deslizam sem fazer barulho. Havia quarenta
freiras no convento, rezando na igreja e vivendo no claustro.
O convento de Ávila era um dos
sete que restaram na Espanha, um sobrevivente das centenas que haviam sido
destruídos na Guerra Civil, num dos periódicos movimentos anti-Igreja que
dominam o país ao longo dos séculos. O convento Cisterciense de Estrita Observância
era devotado exclusivamente a uma vida de orações. Era um lugar sem estações ou
tempo, e aquelas que ali ingressavam se tornavam para sempre isoladas do mundo exterior.
A vida cisterciense era contemplativa e penitencial; o ofício divino era recitado
todos os dias, e a clausura era completa e permanente. Todas as irmãs vestiam-se
de forma idêntica, e os seus trajes, como tudo no convento, eram caracterizados
pelo simbolismo de séculos. O capuche,
o manto e capuz, simbolizava inocência e simplicidade, a túnica de linho representava
a renúncia às coisas do mundo e mortificação; o escapulário, pequenos quadrados
de lã usados sobre os ombros, indicava a disposição para o trabalho árduo. Uma
touca, uma cobertura de linho disposta em dobras por cima da cabeça e em volta
do queixo, lados do rosto e pescoço, completava o uniforme. Dentro dos muros do
convento havia um sistema de escadas e passagens internas ligando o refeitório,
sala comunitária, celas e capela, predominando por toda a parte um ambiente de
amplitude fria e limpa. Janelas de treliça com vidro grosso davam para um
jardim murado. Cada janela era guarnecida com barras de ferro e ficava acima da
linha de visão, para que não houvesse distracções externas. O refeitório era
amplo e austero, as janelas tinham persianas e cortinas». In Sidney Sheldon, As Areias do
Tempo, 1989, Publicações
Europa-América, 2003, ISBN 978-972-105-176-8.
Cortesia PEuropaAmérica/JDACT
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