quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Onde o Olhar Começa… Pintura. Lita Falcão. «Uma mulher que pudesse ter em si própria, em certo grau, génio, talento e inteligência, estaria preparada para produzir impacto no seu tempo pela sua inteligência, na sua época pelo seu talento e na generalidade dos futuros tempos e épocas pelo seu génio»



Cortesia de litafalcao e jdact

Qualquer exemplo tornaria isto claro para quem compreende por meio de exemplos. Uma mulher de espírito que, entre os seus pares, faz uma piada, daquelas que um espírito talentoso poderia inteligentemente conceber, provoca uma agitação geral de apreço. Esta coisa impura é pura inteligência. 





A mulher que, no mesmo grupo, faz uma piada com uma alusão clássica ou com uma distensão de espirituosidade intelectual, pode mostrar ao analista que acrescentou alguma coisa à inteligência, mas, no efeito moderado que produziu nos auditores, ter-lhe-á subtraído algo. Se, além disso, a mesma mulher for um génio e acontecer que faça com que o seu génio claramente se mostre e inunde a sua inteligência com a sua cor, terá de enfrentar a sua sabedoria. 



JDACT