segunda-feira, 2 de setembro de 2013

BNP. Dous gigantes pintados cõ hũs bastões nas mãos. Gravuras chinesas de porta. «Estas gravuras, muito populares na China, e impressas através de xilogravura, representavam geralmente guardiões armados e em pose ameaçadora. Sendo usualmente afixadas nos portões ou portas exteriores dos pátios»

Cortesia da bnp

Mostra. Até ao pf dia 26 de Outubro de 2013. Galeria do Auditório.

«No âmbito da comemoração dos 500 anos de relações entre Portugal e China, a BNP apresenta uma exposição com 43 gravuras de porta chinesas dos séculos XVIII e XIX da colecção de Maia Amaral. Estas gravuras, muito populares na China, e impressas através de xilogravura, representavam geralmente guardiões armados e em pose ameaçadora. Sendo usualmente afixadas nos portões ou portas exteriores dos pátios, tinham por função afastar da casa espíritos e demónios.
A exposição apresenta quatro núcleos:
  • Gravuras de portões exteriores, 
  • Gravuras de portas de estábulos, 
  • Gravuras de portas interiores, 
  • Gravuras para ocasiões especiais.
Por sua vez, as gravuras de portas interiores destinavam-se a atrair coisas propícias, tais como a riqueza, a sorte ou a felicidade. São ainda produzidas gravuras específicas para os períodos de luto, para o casamento e para as portas dos quartos dos recém-casados. No cabeçalho, pormenor de A harmonia produz riqueza (Yi tuan he qi), um sempre-em-pé, cuja mensagem é a de que a harmonia produz bem-estar ou a boa-vontade atrai a Felicidade». In BNP

A amizade de Inês Cordeiro
Cortesia de BNP/JDACT