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NOTA: De acordo com o original
«(…) Hoje
lá está em Catanea director do Conservatório. Chamáram-o d’alli os seus amigos
e uma irmã que tinha. A irmã offereceu-lhe a casa e os bens que possue; Coppolla
não tinha nada, era um philosopho, gastava o que tinha no jogo e nos amores. A irmã
exigiu-lhe como única condição que casasse com a mulher com quem vivia, e que a
levasse para lá com os filhos. Isto ia dando com elle em doido. - Casar-me aos sessenta
annos! Que idea! Com uma mulher que eu conheço tanto!... Não posso!... Sempre poude.
Casou, partiu. Lá está para Catanea.
O outro
director da orchestra, Guilherme Cossoul, dava em applicação,
em assiduidade, em attenção e em paciência quanto bastasse por dois. Eram-lhe incumbidas
as operas difficeis, que requeressem grande numero de ensaios e aquella dedicação
e perseverança que não quer ser paga n’outra moeda senão a gloria de agradar e de
vencer. O publico teve sempre confiança nas operas dirigidas por Cossoul;
e os cantores iam para a scena com esperança e fé, em elle estando de poleiro no
meio dos músicos, ou antes por cima d’elles, no seu estrado de honra. Quando se
interessava por alguma artista, fazia taes prodígios com a batuta, que a maior parte da gente incapaz de comprehender a
paixão da arte julgava-o namorado. Foi assim que se espalhou que elle ia casar
ora com uma prima-donna, ora com outra, c, em cada anno lhe attribuiram noiva, até
que a ultima cortou a legenda no melhor do boato, a cantora Harris, Miss Harris;
para que dizermos mademoiselle sendo ella ingleza?, que foi por um
anno o acontecimento great attraction.
A sua voz e a sua pessoa dominavam egualmente o publico. Cantava com agilidade
prodigiosa, e os médicos do theatro andavam muito inquietos para averiguar se ella
tinha a Patti na garganta. Que edade?
Os calumniadores davam-lhe vinte annos. Mas, linha deseseis, creio eu: tinha-os
porque os parecia ter. Deseseis anos! Os egypcios gostavam muito
d’este numero, e fizeram d’elle emblema de voluptuosidade na sua escripta hierogliphica:
nós apezar de portuguezes e de vivermos debaixo do regimen da Carta Constitucional, mostrámo-nos n’isso da mesma
opinião exactamente dos sacerdotes d’Isis, contemporaneos de qualquer pharaó
mais ou menos Nekau, e saudámos a juventude de miss Harris como quem sauda
o sol.
É muito bom, pois então que pensam?,
muito bom ter grande agilidade de canto, servir-se de uma voz educadissima como
do melhor instrumento que possa ouvir-se, não fazer senão difficuldades de professora,
e ter dentes, cabellos, andar sem um pausinho, e poder pôr-se de joelhos em scena
sempre que seja necessário, sem virem dois moços ajudal-a a levantar. De ordinário
quando as primas donnas chegam a cantar com esta perfeição podem ainda comparal-as
quanto quizerem a rouxinoes, mas já lá fica ao longe a primavera!
Foi todavia rápido, momentaneo, o triumpho para com esta cantora.
No segundo anno ninguém deu por ella, e fez-se gosto em a desgostar do publico.
Ella então, dir-se-hia a vendetta
corsa, voltou as costas ao theatro, mandou chamar o rabbino e casou com um cavalheiro
israelita que costumava ir namoral-a da platéa. Guilherme Cossoul nem dava
por estas coisas. Qual! Ia regendo a orchestra. Ia ensaiando os cantores. Ia trabalhando.
Gravemente. Austeramente. Diziam esses excellentes italianos, ponderando a sua seriedade:
- Quanto é de sisudo! - É um modelo! -Tão moço, e já sem se rir!» In
Júlio César Machado, Os Teatros de Lisboa, Ilustrações de Bordalo Pinheiro,
Livraria Editora Mattos Moreira, 1874, PN 2796 L5M25, Library Mar 1968,
University of Toronto.
Cortesia de LEMMoreira/1874/Bordalo Pinheiro/JDACT