NOTA: De acordo com o original
Primeira Gonferencia. 17 de maio
de 1891
«(…) Para que esta
theoria fosse, porém, admittida precisava-se ainda que no século XVI os trabalhos
de Galileu a demonstrassem cabalmente. Prevalecia no século XV unicamente, e para
os sábios só, o principio da redondeza do globo, formado de terra e aguas, e coberto
por uma atmosphera, onde dominava a lei da gravitação, que arrastava ao centro
todo e qualquer peso. Christovam Colombo convenceu-se desta theoria, que com o andar
dos tempos cada vez se lhe arraigou mais no espirito. Com a leitura dos livros então
existentes e dos mappas, bem que confusos e repletos de muitas falsidades e
inexactidões, percebeu que se podia ir ás índias directamente, seguindo da Europa
para Oeste, e que este caminho era mais certo, curto e commodo que o de dobrar o
Cabo das Tormentas, baptisado com o nome de Boa Esperança, por
João II, na ponta sul da Africa. Não tinha Marco Paulo (Polo?) collocado o Cathay
ou China na costa, e bem assim as ilhas de Cypango ou Japão, de que
fallara um século antes? Não ficavam assim esses paizes fronteiros á Europa e á
Africa Occidental?
As cartas e mappas de então
apresentavam a Ásia como mais extensa para o lado da Europa, e o globo menor do
que é na realidade. Os árabes, entendidos mestres de geographia e astronomia, adoptavam
estas theorias erradas. Elias, todavia, mais animavam, excitavam e firmavam a
idéa de Colombo, que calculava não exceder a distancia do Atlântico de duas a três
mil milhas marítimas; tendo, além disto, ouvido em suas viagens aos Açores, á Madeira
e ás Costas Africanas, contarem marinheiros e pilotos, que as vezes se encontravam
madeiras e arvores lavradas, que na Europa não existiam; e que nos Açores haviam
apparecido naufragados, cadáveres de dous homens de organisação physica diversa
da Europa, cada vez mais robustecia-se seu intento de procurar as índias, atravessando
o Atlântico e seguindo para o Occidente.
Não era Colombo como navegante
superior a alguns pilotos que desde o infante Henrique trilhavam arrojadamente os
mares e commettiam grandes e façanhosas emprezas; não sobrepujava a um Gil Eannes
e nem a um Bartholomeu Dias, quer na intrepidez, e quer na firmeza e tenacidade
de animo. Como sábio, não excedia também nem a Jayme de Malhorca, nem a Behaim,
geographos eminentes da época e empregados em Portugal, e menos ainda ao Infante
Henrique, cujos conhecimentos mathematicos conseguiram-lhe justa nomeada no mundo,
e proporcionaram-lhe a felicidade de executar e fazer executar sublimes emprehendimentos.
Atirava-se, porém, Colombo á emprezas com uma certa allucinação, proveniente de
profundíssima convicção. Imaginava-as por si espontaneamente e fazia-se seu
próprio executor. É nisto que fundava a superioridade sobre seus contemporâneos.
Propoz-se então Colombo a João II para emprehender uma viagem directamente ás índias
sem que torneasse a Africa. Para que pensar em dobrar o Cabo da Boa Esperança? Não estavam alli defronte de Portugal
as índias com a China e o Japão? Mais depressa e menos perigosamente se não chegaria
lá?
Convocou João II a conselho
seus mais reputados sábios. Entre elles figuravam dous judeus, mestre José e mestre
Rodrigo, famosos cosmographos. Opinou o conselho que mais annos menos annos se dobraria
a Africa, e se navegaria seguro para as índias, e que assim continuasse El-Rei
nos seus planos anteriores ; que si não era sonho de Colombo a viagem directa ao
Oeste, por desconhecida se não devia tentar, parecendo fructo da imaginação mais
que da sciencia humana. Indeferiu João II, portanto, a proposta de Colombo, que
queria navios tripolados e garantias de honras e lucros para o caso de sahir-se
bem da empreza. Desesperado e já então viuvo porque lhe fallecera a mulher portugueza,
abandonou Colombo a terra, á que servia. No correr do anno de 1485 ou já em 1486 seguiu viagem para
Génova». In J. M. Pereira da Silva, Conferências Públicas, propriedade do
Instituto Histórico e Geographico Brazileiro e Academia Real de Sciencias de
Lisboa, Brazil, Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, Library University of California,
1892.
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Lisboa/JDACT