Cortesia
de wikipedia e jdact
«Vieste,
e fizeste bem. Eu esperava,
queimando
de amor; tu me trazes a paz».
Safo
«O presente trabalho surgiu
dentro de um projecto maior, o resgate da poesia inédita do catarinense Ernani
Rosas, pesquisa de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em
Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina. Como a minha área de actuação
como docente é a de Língua e Literatura Latina, procurei relacionar a minha
pesquisa com a minha área de actuação e passei a destacar, na poesia de Ernani
Rosas, a presença de figuras mitológicas ou históricas abstraídas do modelo
greco-latino. Numa primeira observação, pode-se notar na obra de Rosas um
mitológico desfile de figuras pagãs como o belo grego Adónis ao lado de
Narciso, seguidos do mito, já cristão, de Salomé.
Como título de um poema, Rosas
questiona Vénus ou Safo? Interessante marcação, tanto mais que, em outro
poema, a latina Vénus dá lugar à sua versão grega Afrodite. Percebe-se, assim,
que Safo está presente, emprestando o seu nome, ou suas Lésbias, ou seu
modelo lírico, ou a sua ousadia a poetas de todos os tempos. Celebrada por
Platão Safo, a bela, imitada por Catulo, a poeta empresta as suas
personagens e seu jeito de se referir a elas a poetas como Cruz Sousa, Lésbia
nervosa, fascinante e doente, / Cruel e demoníaca serpente / Das flamejantes
atracções do gozo. Almeida Garret traduz Quantos me podem saciar, ó
Lésbia, / Suaves beijos teus saber desejas?. Péricles Eugênio Silva Ramos
Vamos viver e amar-nos, minha Lésbia. Aires Gouveia Do amor, minha
Lésbia, / vivamos..., entre outros.
Percebe-se que, em muitos casos,
a via de chegada das mulheres de Lesbos é por meio dos poemas de Catulo.
Pretendo, portanto, neste trabalho, examinar a influência da poesia de Safo (de
Lesbos, nascida por volta do ano 612 a. C.) na poesia de Catulo (Verona, 84 a.
C.). A obra lírica de Catulo consiste numa colectânea de 116 poemas curtos, de
métrica variada, escritos em linguagem viva e provocante. É bastante
recorrente, na sua poesia, uma espécie de musa inspiradora de nome Lésbia. Era
comum à época do latino Catulo que os modelos a serem imitados fossem os
gregos, o que não parece natural é que um poeta pudesse imitar um raro exemplar
feminino. Mais interessante ainda é o facto de que a poeta imitada era Safo,
mulher que fugia aos padrões de uma sociedade patriarcal de poetisas
educadoras. Safo foi líder de uma sociedade literária feminina chamada Casa
das Musas. Objectivava, essa sociedade, reunir mulheres que se
devotavam à música, à poesia e ao culto de Afrodite.
Safo, nas biografias, é retratada
sempre com os mesmos traços. Nasceu na ilha de Lesbos, em torno do ano 612 a.
C.. Era de família aristocrática, conheceu, da mesma forma que o seu contemporâneo,
o poeta Alceu, o exílio, vivendo por algum tempo na Sicília. Foi casada com
Kerdolas Andros com quem teve uma filha, Kleis. Quase todos os resumos
biográficos fazem referência à beleza de Safo, excepção ao Dicionário internacional de biografias
que diz Safo não era bonita, mas franzina e trigueira. Levou uma vida de
extraordinária independência numa época em que a mulher grega vivia pudicamente
retirada no gineceu. Facto referido por todos é que a sua casa, dedicada às
musas, era frequentada por mulheres desejosas de aprender música e poesia.
Graças a esse facto e ao sentimento ardente de amor na sua poesia, muitos de
seus textos foram dedicados a mulheres, correm lendas a respeito de sua vida
íntima, de seus costumes, da sua dedicação e carinho ao mesmo sexo. Lembra o
biógrafo que os costumes gregos eram muito mais livres que o são hoje e, as
ligações entre Safo e suas discípulas podem ser comparadas às de Sócrates e os seus.
Num contexto
histórico-cronológico, segundo Jaeger enquanto a poesia jónica posterior a
Arquíloco apresenta, nos séculos VII e VI a. C., a forma de uma reflexão
universalmente válida sobre os direitos naturais da vida, a poesia eólica se
Safo de Lesbos e de Alceu exprime a própria intimidade da vida individual». In Zilma
G. Nunes, As Mulheres de Lesbos nas Mãos de Catulo, Prelúdio de uma voz oculta, 2002, UFSC, Wikipedia.
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