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A verdade sobre o segredo do Templo de Salomão
«(…) Para aqueles que têm pouco conhecimento das
tradições gnósticas, a ideia de que os nossos antepassados guardavam segredos
arcanos que permanecem relevantes ainda hoje pode parecer quase ridícula.
Entretanto, para você e para tudo o que você sabe, há mais relevância nesses
segredos antigos e sagrados do que em qualquer outra coisa com que você venha a
deparar. O conhecimento existente neste livro é tão poderoso que vai mudar a sua
vida. Não é o conhecimento que está errado, mas sim a sua percepção dele. Deve
estar imaginando como é que adquiri esse conhecimento. É uma longa história,
mas vou-me esforçar para resumi-la. Comecei a minha jornada anos atrás,
pesquisando e lendo centenas de livros sobre História, religião, filosofia
esotérica e todo o tipo de literatura alquímica e oculta. Eu estava tentando
equilibrar as informações que encontrei com a ciência da actualidade. Sempre
acreditei que havia muito mais vida do que aquela que nossos olhos enxergam. Em
minha actividade anterior, como especialista em marketing, eu sabia que havia
mecanismos de propaganda subtis e contínuos em funcionamento por todo o mundo. Isso
compreendia desde empresas de marketing a departamentos de relações públicas de
empresas e organizações internacionais. Há um intercâmbio entre todas essas
organizações. Esses intercâmbios usam técnicas de marketing e propaganda a fim
de manipular as massas dentro de currais diferenciados e controláveis. Eu disse
currais porque, muito simplesmente, a parte animal do ser humano é a parte
básica sobre a qual os especialistas em marketing trabalham. Eles se esforçam
para ser a maior influência sobre os desejos evolucionários básicos de cada sector
da humanidade. Seja vendendo produtos ou retórica política, eles atraem esses
mesmos instintos animais que habitam as nossas mentes. Por exemplo, ao vender
um produto infantil, eles usam uma linguagem forte, mas básica, imagens
coloridas e primárias, músicas e sons simples. Quando vendem para os mais
velhos, usam uma linguagem suave, tons pastéis subtis e música retrospectiva.
Esse processo vem sendo utilizado há milhares de anos e todas as técnicas de
venda e persuasão têm sido desenvolvidas para atrair os mesmos instintos
básicos da natureza humana.
Esses especialistas têm empregado
a sedução e a ameaça. Têm dito que a humanidade pode alcançar a entrada do
paraíso cristão ou então ser jogada no inferno com os pagãos hereges. Você pode
votar no partido político bom ou no mau, e ter cortes nos impostos ou aumentos
de salário. Pode viver num paraíso terrestre com vistosos carros desportivos,
férias dispendiosas e uma enorme mansão branca, ou pode fazer parte das classes
mais baixas e apenas lutar para sobreviver. Essa é a versão capitalista do
paraíso e do inferno. Ao longo de milhares de anos, o homem aprendeu sobre as
subtilezas da sua própria natureza, mas ainda fica confuso e embaraçado com o
facto de que um mestre de marketing ou propaganda possa desnorteá-lo. Propaganda
e marketing transformaram-se no instrumento do especialista, e esse
especialista precisa entender a natureza humana como qualquer psicólogo.
Paradoxalmente, é papel do verdadeiro psicólogo corrigir a mente confusa de
alguém que sucumbiu aos ciclos contínuos de desejo, rejeição, desânimo e
depressão criados pelo especialista em marketing. Deixamos de perceber que os
produtos que produzimos e vendemos uns aos outros são efémeros e não oferecem a
verdadeira iluminação. Esses produtos não passam de coisas materiais. Deixamos
de seguir a orientação mais básica dos antigos filósofos, encontrar o
equilíbrio.
É
por causa desse cenário que muitas pessoas no mundo do marketing acabam
sentindo-se cínicas e vazias. Comecei a rejeitar o universo comercial e
capitalista que ajudei a criar e que parecia estar tomando conta do mundo
inteiro. Quis fugir e escapar da podridão abusiva da ganância disseminada por
toda parte. Quis alcançar o equilíbrio na minha vida». In Philip Gardiner, Gnose,
O Segredo do Templo de Salomão Revelado, 2005, Editorial Estampa, ISBN 978-972-332-431-0.
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