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de wikipedia e jdact
«(…) Pitágoras adquiriu as suas habilidades matemáticas nas suas
viagens pelo mundo antigo. Algumas histórias fazem-nos crer que ele teria ido
até à Índia e a Inglaterra, mas o mais certo é que aprendeu muitas técnicas
matemáticas com os egípcios e os babilónios. Esses povos antigos tinham ido
além da simples contagem e eram capazes de realizar cálculos complexos que lhes
permitiam criar sistemas de contabilidade sofisticados e construir prédios
elaborados. De facto, os dois povos viam a matemática como uma ferramenta para
resolver problemas práticos. A motivação que conduziu à descoberta de algumas
das leis básicas da geometria era a necessidade de refazer a demarcação dos
campos, perdida durante as enchentes anuais do Nilo. A palavra geometria
significa a medida da Terra. Pitágoras observou que os egípcios e os
babilónios faziam os seus cálculos na forma de uma receita que podia ser
seguida cegamente. As receitas, que tinham sido passadas através de gerações,
sempre produziam a resposta correcta, e assim ninguém se preocupava em
examinar, ou questionar, a lógica subjacente daquelas equações. O importante
para essas civilizações era que os
cálculos davam certo. Porque davam certo era irrelevante.
Depois de vinte anos de viagens, Pitágoras tinha assimilado
todo o conhecimento matemático do mundo conhecido. Então ele velejou para seu
lar, a ilha de Samos, no mar Egeu, com o propósito de fundar uma escola
devotada ao estudo da filosofia e, em parte, voltada para a pesquisa da
matemática que acabara de conhecer. Queria entender os números e não meramente
utilizá-los. Pitágoras esperava encontrar uma grande quantidade de estudantes
de mente aberta que pudessem ajudá-lo a desenvolver filosofias novas e
radicais. Mas, durante sua ausência, o tirano Polícrates tinha transformado a
outrora liberal Samos numa sociedade intolerante e conservadora. Polícrates convidou
Pitágoras a fazer parte da sua corte, mas o filósofo percebeu que o objectivo
da oferta era meramente silenciá-lo e recusou a honra. Depois deixou a cidade e
foi morar numa caverna, numa parte remota da ilha, onde podia continuar os seus
estudos sem medo de ser perseguido.
Pitágoras não apreciava o isolamento e acabou subornando um menino
para ser seu primeiro aluno. A identidade do garoto é incerta, mas alguns
historiadores sugerem que ele também se chamaria Pitágoras e que o estudante
mais tarde ficaria famoso ao sugerir que os atletas deveriam comer carne para
melhoria da constituição física. Pitágoras, o mestre, pagava ao seu aluno três
ébolos para cada aula a que ele comparecia. Logo percebeu
que, à medida que as semanas se passavam, a relutância inicial do menino em
aprender se transformava em entusiasmo pelo conhecimento. Para testar seu
pupilo, Pitágoras fingiu que não podia mais pagar o estudante e que teria de
interromper as aulas. Então o menino ofereceu-se
para pagar pela sua educação. O pupilo tornara-se discípulo. Infelizmente este
foi o único adepto que Pitágoras conquistou em Samos. Ele chegou a estabelecer
temporariamente uma escola conhecida como o Semicírculo de Pitágoras, mas suas
ideias de reforma social eram inaceitáveis e o filósofo foi obrigado a fugir
com sua mãe e seu único discípulo». In Simon Singh, o Último Teorema de Fermat, 1997,
Edição BestBolso, nº 367, Editora Record, 2011-2014, 978-857-799-462-5.
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