sábado, 3 de abril de 2010

Luis de Sotomaior: «Cantici canticorum Salomonis interpretatio»

Luis de Sotomaior, OP.
Cantici canticorvm salomonis interpretatio, 1599
Portada
Ao «visitar» a Biblioteca Joanina da UC, fiquei admirado com a portada de um livro atribuída a Luís Sotomaior. Posteriormente, encontrei a Tertúlia Bibliófila e mais admirado fiquei. Recomendo uma «visita» a este sítio.
Com a devida vénia para a Tertúlia eis alguns dados de Sotomaior.
 
Luís Sotomaior, OP.
Cantici canticorvm salomonis interpretatio, 1599
Vol.2. Cap. IIII
Luís de Sotomaior foi um exegeta dominicano português que começou a ensinar a cadeira de Sagrada Escritura em Coimbra, em 1566. O autor, formado por Lovaina, comenta nesta obra o texto bíblico de Salomão, talvez com menor qualidade literária do que Luís de León mas com maior erudição teológica. O texto é aproveitado para explicar temas ético-morais e inculcar a prática espiritual.
Esta é a primeira edição da obra, impressa em Lisboa por Pedro Craesbeeck, em 1599, quando Luís de Sotomaior já tinha sido afastado da Universidade, em 1580, por suspeita de apoiar D. António, Prior do Crato.
A obra ostenta uma magnífica portada alegórica gravada a talhe doce, trabalho português segundo Ernesto Soares.

Luis Sotomaior, OP.
Cantici canticorvm salomonis interpretatio, 1599
Portada - Figura da pastora Sulamite
A cartela central é ocupada pela figura da pastora Sulamite, sobre a qual anjos deixam cair rosas e à volta pode ler-se a legenda «Fulcite me floribus, quid amore langueo», ou seja, «amparai-me com flores, porque me sinto desfalecer de amor». Dos lados, duas figuras aladas: à esquerda, a Poesia (ou a Música) e à direita a Ciência (ou a Sabedoria).

Portada – Poesia


Portada – Ciência

Cortesia de Tertúlia Bibliófila.  
http://bibliotecajoanina.uc.pt/obras_raras
JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário