quinta-feira, 5 de junho de 2014

A Primeira Mulher de Camilo. Silêncio Injustificado. Alberto Pimentel. «A vocação litteraria de Camillo não visava nesse tempo a um ideal artistico. Estava unicamente ao serviço de um temporal desfeito de adolescência folgazã e de alegria fragoeira…»

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Ha relâmpagos de memoria que abrem um vinco na fronte do homem. E a velhice extemporânea de alguns o que é se não recordarem-se? In Camilo Castelo Branco, A Enjeitada.

Conforme o original

«(…) Os themas eram colhidos nos escriptores portuguezes de boa nota, os clássicos, principalmente nos textos substanciosos de estreme orthodoxia. Camillo, quando chegou a Friume, levava o latim de padre António de Azevedo, mais a bagagem litteraria que elle lhe emmalara. Também levava a viola dos serões transmontanos, que annos depois ainda dedilhava no Porto, empoleirado sobre as telhas de um prédio da rua Escura. Com estes predicados, personificava o typo escholastico da sua época. Inventava facilmente entremezes para os serandeiros e redondilhas para serem cantadas ao desgarre. Não que elle tivesse méritos de cantor, porque a voz lhe era rebelde. Percorrendo a escala, quando chegava ao si, esganitava-se n'uma engasgação. Sem embargo, quando o amor o inspirava, tentava vencer, com melhor ou peor êxito, as rebeldias da larynge.
A vocação litteraria de Camillo não visava nesse tempo a um ideal artistico. Estava unicamente ao serviço de um temporal desfeito de adolescência folgazã e de alegria fragoeira, que saltava tão desembaraçada por sobre as neves e barrocas do Marão como um gentleman poderia pisar, nos menuettos da corte, velludosos tapetes de Susa. A vida de Camillo, á semelhança da de Camões e Bocage, foi irrequieta nos primeiros annos da mocidade. Camões teve a alcunha de Diabo, que também foi o qualificativo dado por Heine a Proudhon e que egualmente assentaria com propriedade em Camillo.
Pode, pois, imaginar-se a sensação que elle causaria quando appareceu em Friume com a sua bagagemzinha intellectual preparada por padre António; com a viola transmontana e uma inexgotavel veia de improvisação; com a sua alegria desabalada, que refervia em vulcões de imaginação inventiva. Sebastião dos Santos, o tendeiro lettrado, conhecia que tinha encontrado o seu homem. Camillo viera dar á Havaneza de Friume umas tinturas de illustração e mundanidade que não podiam deixar de lisonjear o dono do estabelecimento, tão lido na Historia Sagrada, e tão interessado em saber e discutir o que se passava por esse mundo fora. A concorrência á loja de Sebastião dos Santos começou a ser maior, porque, em vez de um, havia agora dois oradores a iscar a curiosidade publica. Mas o joven Camillo reconheceu, a breve trecho, que precisava de maior âmbito, para expandir a sua alegria, do que a loja de Sebastião.
Entrou a promover corridas de gallos e entremezes, que elle proprio dirigia com uma actividade infatigável, attraindo sobre si a estima e o reconhecimento públicos, porque a aldeia de Friume perdera de repente a somnolencia patriarchal, que até então a tinha amodorrado. Os entremezes, divertimento que dos costumes da corte, onde Gil Vicente o implantara, derivou para a tradição popular, eram recebidos com geral agrado. Camillo compunha a peça, distribuia-a. ensaiava-a com enorme trabalho, lascando as durezas da prosodia dos actores, como se brita pedra com um martello, e trepanando os papeis na cabeça dos que não sabiam ler Depois ajudava a levantar o palco scenico, carpintejando elle próprio. Na noite da representação era auctor, contra-regra, actor e fiscal do theatro, multiplicando prodigiosamente a sua actividade.
Rodeado de uma atmosphera de prestigio, em lena evidencia, não admira que os seus jovialissimos dezeseis annos se impozessem á admiração das raparigas de toda a freguezia do Salvador, e que elle próprio se deixasse enlear nos laços que o amor arma brandamente. Assim aconteceu. A breve trecho foi Joaquina Pereira, a primogénita de Sebastião Martins Santos, entre todas as raparigas de Ribeira de Pena, a que pôde gabar-se de ter empolgado o coração do joven e endiabrado Camillo». In Alberto Pimentel, A Primeira Mulher de Camilo, Silêncio Injustificado, PQ 9261C3Z738, Guimarães & Cª - Editores, Lisboa, 1916.

Cortesia de Guimarães Editores/JDACT