Ha relâmpagos de memoria que abrem um vinco na fronte do homem. E a
velhice extemporânea de alguns o que é se não recordarem-se? In
Camilo Castelo Branco, A
Enjeitada.
Conforme o original
«(…) Os themas eram
colhidos nos escriptores portuguezes de boa nota, os clássicos, principalmente
nos textos substanciosos de estreme orthodoxia. Camillo, quando chegou a Friume, levava o latim de padre
António de Azevedo, mais a bagagem litteraria que elle lhe emmalara. Também
levava a viola dos serões transmontanos, que annos depois ainda dedilhava no
Porto, empoleirado sobre as telhas de um prédio da rua Escura. Com estes
predicados, personificava o typo escholastico da sua época. Inventava
facilmente entremezes para os serandeiros e redondilhas para serem cantadas ao
desgarre. Não que elle tivesse méritos de cantor, porque a voz lhe era rebelde.
Percorrendo a escala, quando chegava
ao si, esganitava-se n'uma engasgação. Sem embargo, quando o amor
o inspirava, tentava vencer, com melhor ou peor êxito, as rebeldias da larynge.
A vocação litteraria de Camillo não visava nesse tempo a um
ideal artistico. Estava unicamente ao serviço de um temporal desfeito de
adolescência folgazã e de alegria fragoeira, que saltava tão desembaraçada por
sobre as neves e barrocas do Marão como um gentleman
poderia pisar, nos menuettos da
corte, velludosos tapetes de Susa. A vida de Camillo, á semelhança da de Camões e Bocage, foi irrequieta
nos primeiros annos da mocidade. Camões teve a alcunha de Diabo, que também foi o qualificativo
dado por Heine a Proudhon e que egualmente assentaria com propriedade em Camillo.
Pode, pois, imaginar-se
a sensação que elle causaria quando appareceu em Friume com a sua
bagagemzinha intellectual preparada por padre António; com a viola transmontana
e uma inexgotavel veia de improvisação; com a sua alegria desabalada, que refervia
em vulcões de imaginação inventiva. Sebastião dos Santos, o tendeiro lettrado,
conhecia que tinha encontrado o seu homem.
Camillo viera dar á Havaneza de Friume umas tinturas
de illustração e mundanidade que não podiam deixar de lisonjear o dono do estabelecimento,
tão lido na Historia Sagrada, e tão interessado em saber e discutir o que se
passava por esse mundo fora. A concorrência á loja de Sebastião dos Santos
começou a ser maior, porque, em vez de um, havia agora dois oradores a iscar a
curiosidade publica. Mas o joven Camillo
reconheceu, a breve trecho, que precisava de maior âmbito, para expandir a sua alegria,
do que a loja de Sebastião.
Entrou a promover
corridas de gallos e entremezes, que elle proprio dirigia com uma actividade
infatigável, attraindo sobre si a estima e o reconhecimento públicos, porque a
aldeia de Friume perdera de repente a somnolencia patriarchal, que até
então a tinha amodorrado. Os entremezes, divertimento que dos costumes da
corte, onde Gil Vicente o implantara, derivou para a tradição popular,
eram recebidos com geral agrado. Camillo
compunha a peça, distribuia-a. ensaiava-a com enorme trabalho, lascando as
durezas da prosodia dos actores, como se brita pedra com um martello, e
trepanando os papeis na cabeça dos que não sabiam ler Depois ajudava a levantar
o palco scenico, carpintejando elle próprio. Na noite da representação era
auctor, contra-regra, actor e fiscal do theatro, multiplicando prodigiosamente
a sua actividade.
Rodeado de uma atmosphera
de prestigio, em lena evidencia, não admira que os seus jovialissimos dezeseis
annos se impozessem á admiração das raparigas de toda a freguezia do Salvador,
e que elle próprio se deixasse enlear nos laços que o amor arma brandamente. Assim
aconteceu. A breve trecho foi Joaquina Pereira, a primogénita de
Sebastião Martins Santos, entre todas as raparigas de Ribeira de Pena, a
que pôde gabar-se de ter empolgado o coração do joven e endiabrado Camillo». In Alberto Pimentel, A Primeira
Mulher de Camilo, Silêncio Injustificado, PQ 9261C3Z738, Guimarães & Cª -
Editores, Lisboa, 1916.
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