sexta-feira, 25 de julho de 2014

Ensaios. Anticrítico. José Blanc Portugal. «… parece que a primeira passada se dará no sentido de definir ciência. Por escrúpulo de arrumação e divisão pedagógica interessará saber em que ciência se poderá incluir a interpretação e que ciência será a poesia, no caso de assim a podermos considerar»

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Bases para toda a Interpretação e em especial para a Interpretação da Poesia
«Dos extremos do cientismo oitocentista passou-se a um descrédito completo da ciência que atingiu o seu ponto acmástico com a divulgação entre o público ignaro daquilo que ele supôs ser a teoria da relatividade, mas não passava de conhecimentos sobre movimentos relativos, o que não era ignorado por qualquer jesuíta português da escola seiscentista de Coimbra, e com as transmutações de elementos por via natural (a obtenção laboratorial já pertence a outra fase da ciência);. Passada a crise aguda sucedeu-lhe uma crise ordenada em que se desenvolveram elementos inconcebíveis para um mecanicista do século XIX, as incertezas de Heisenberg, coroada pelo monumento logístico, que não passa dum esqueleto da Escolástica apenas abandonada em aparência pois o aristotelismo é a verdadeira filosofia da ciência pelo menos no sentido espúrio dos cientistas de novecentos. Querendo interpretar e dar bases para a interpretação no sentido científico que mais invariantemente possa conduzir à clarificação de conceitos ou seja a sua elevação a ideias-motrizes do leitor, parece-nos que a primeira passada se dará  no sentido de definir ciência. Por escrúpulo de arrumação e divisão pedagógica interessará saber em que ciência se poderá incluir a interpretação e que ciência será a poesia, no caso de assim a podermos considerar.
O conceito cientista da ciência era evidentemente, no íntimo, de natureza pragmática; indicava que a sua finalidade era prover e a previsão é caracterizadamente um acto utilitário ou, generalizadamente, económico. Sendo assim, já não há dúvida que a geral--ciência é a política no plano, que se convenciona chamar vivência, que tomamos por conjunto dos seres com existência biológica que, no entanto, esclarecemos ser a existência caracterizada por um ritmo envolvendo uma repetição assimilável à reversibilidade mais difícil de verificar no Mundo chamado mineral, possivelmente devido à curta vida do indivíduo humano ou mesmo da pouca extensão dos seus registos de observações. A política inclui pois todas as ciências do biológico. Facilmente se compreende que para completarmos o quadro de todas as ciências, basta apenas considerar a Geologia, que englobará todas as ciências do arrítmico, ou melhor: do mega-rítmico. Pelo facto mesmo da política incluir todas as ciências do conjunto rítmico dos viventes, ou seres de ritmo vital facilmente reconhecível, somos obrigados a incluir a Astrologia e o seu ramo de técnica auxiliar a Astronomia, resultante da aplicação do conjunto de métodos erradamente conhecidos por ciência que é a Matemática na Política.
Os astros forçosamente serão considerados como existências de ritmos facilmente apercebíveis e, portanto, até certo ponto, viventes por oposição ao conjunto mega-rítmico do antigamente chamado reino mineral. O sistema picno--rítmico estudado na Política é constituído por elementos mais ou menos afastados, mas, certamente reagindo um sobre cada um de todos os outros e deles, sofrendo reacções. É esta a causa da legitimidade da Astrologia que não é mais do que uma ecologia generalizada». In José Blanc Portugal, Ensaios, Anticrítico, Edições Ática, Lisboa, 1960.

Cortesia de Ática/JDACT