Plano para Versoix, J. Querret, 1973
jdact e wikipedia
Urbanismo: o Contexto Europeu
«(…) Beneficiando da
relativa estabilidade que a Europa e Portugal conheceram durante o século XVII,
as progressivas melhorias nas condições de vida propiciaram, sobretudo a partir
do segundo quartel do século XVIII, um aumento demográfico sem precedentes. A
maioria das cidades europeias extravasa definitivamente os seus limites.
Contudo, a capital portuguesa regista um crescimento vagaroso, deixando de ser
uma das grandes urbes do Continente Europeu, espelho também da perda de
importância do país. Na Europa, o século XVIII viu nascer um novo modo de
encarar os problemas urbanísticos, nascido da cada vez mais premente
necessidade de pôr a funcionar cidades cujas infraestruturas ameaçam a ruptura.
Tal facto, acompanhado das novas doutrinas que ambicionam a Felicidade dos
Povos, traduziu-se no empenho das classes dirigentes em fomentar reformas nas
cidades. Um movimento de teorização em favor de novas e melhores cidades nasce
em França com homens como Voltaire que, em 1756, na sua obra Embellissements de Paris, critica
a falta de higiene e a deficiente apresentação dos monumentos. Quatremère de
Quincy também prega o isolamento dos edifícios. Blondel nos seus Cours d’Architecture (1771-1773)
defende uns novos urbanismo e arquitectura: l’architecture voit tout en grand, à la decoration des façades elle
préfère dans nos villes des accès et des communications faciles ; elle sóccupe
de lálignement des rues, des places, des carrefours, de la distribuition des
marchés, des promenades publiques.
A par das necessárias
reformas nos tecidos urbanos consolidados, foram construídas em alguns países
cidades de raiz. Estas foram feitas essencialmente para colonizar zonas desertificadas,
para servir de protecção a vias de comunicação, com objectivos militares e/ou de
segurança fronteiriça ou ainda com funções industriais.
Em França, salienta-se o
exemplo de Versoix (actualmente em território suíço). Esta data de 1770 e um
dos seus grandes promotores foi Voltaire. O local escolhido para levantar a cidade,
perto da cidade de Genebra, prende-se com questões económicas (queria-se um porto
em território francês que competisse com a cidade suíça). Conhecem-se dois planos
para a cidade, ambos com perímetro poligonal. Diferem no tipo de traçado: um
deles tem uma praça central hexagonal, combinada com um sistema viário
reticular, e o segundo possui praça central circular, combinada com um traçado
radial. O projecto não chegou a ser efectuado. Samitier destaca a sua semelhança
com San Carlos: por estar ambas
ciudades situadas en el litoral, al que adaptan uno de los lados del polígono,
y por las planatciones de árboles que embellecen la avenida, la plaza central y
que dibujan el perímetro de una ciudad abierta sin murallas. Em
território italiano, mas muito perto também de Genebra, construiu-se Carouge,
com objectivos similares, a partir de 1772.
Em Espanha também se realizaram
novas localidades. Umas de carácter militar, como é o caso de El Ferrol. A
versão definitiva do seu plano surge em 1762 e foi riscada por Jorge Juan. A
implantação tem a forma de um rectângulo esticado, sendo a distância menor correspondente
à linha de relevo mais acidentado. As ruas têm todas igual largura e os lotes são
normalizados. De traçado reticular, o novo Ferrol tem a particularidade de
possuir duas praças, de iguais dimensões, funcionando num esquema bipolar. De
desenvolvimento semelhante à galega Ferrol pode referir-se a nova povoação
andaluza de San Carlos, datada de 1785. O projecto, que se conhece por
descrições, mostra a cidade pensada para hospedar o Departamento Marítimo de
Cádiz. Claramente inspirada na herança vitruviana, teria um traçado radial
nascendo da praça central, hexagonal, em cujo centro se ergueria a estátua do
Monarca. É igualmente referida a obrigatoriedade da normalização das fachadas
das casas construídas pelos habitantes, submetendo-as à beleza da cidade.
Concebido como finito, este plano acaba por ser substituído por um outro, de
Imperial Digueri, com um traçado rectilíneo, defendido pelas suas maiores
capacidades de ampliação e também porque elimina o problema levantado pelos
sistemas radiais, de se ter sempre algumas habitações com formas esconsas. A cidade radiocéntrica concebida para magnificencia
del absolutismo, trazada a partir del punto central que ocuparía la estatua del
monarca ilustrado, dejaba paso a la ciudad en parrilla que respondía a otros
requrimientos de tipo más práctico. O novo plano apresenta
uma implantação rectangular, com quatro praças amplas, resultantes da supressão
de alguns quarteirões e uma estrutura viária hierarquizada». In
Cátia Gonçalves Marques, Departamento de Arquitectura da FCTUC, Junho de 2004.
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