Cortesia
de wikipedia e jdact
«Vieste,
e fizeste bem. Eu esperava,
queimando
de amor; tu me trazes a paz».
Safo
«(…) A partir dos poemas de Safo,
está claro que ela reunia ao seu redor um grupo de garotas com finalidade
educativa. A música e a poesia eram consideradas importantes elementos
utilizados pedagogicamente na Grécia primitiva.
Ao cantarem juntas, as garotas
aprendiam disciplina e, ao mesmo tempo, um certo sentido de beleza. O canto era
normalmente acompanhado pela dança. Por meio dessas danças, as garotas podiam
mostrar que sabiam como se mover com elegância. Fiação e tecelagem, duas
habilidades ainda mais importantes para as mulheres, eram aprendidas em casa.
Não pertenciam às actividades praticadas por Safo e suas virgens.
O que se há-de considerar,
finaliza o autor, é que existia um certo relacionamento entre Safo e jovens
prestes a se casarem e que viveu numa era diferente com diferentes noções e
tipos de sexualidade. De qualquer forma, cria-se um conceito pautado no mito de
Safo e das mulheres de Lesbos. O adjetivo pátrio-lésbia passa a nome próprio e
os poetas, desde Catulo o utilizam como sinónimo de musa inspiradora. A
moralidade e a hipocrisia têm, contudo, condenado Safo e no século XI teve a
sua maior pena:
toda a sua obra, contida em nove
volumes foi queimada pela Igreja. No entanto, em fins do século XIX dois
arqueólogos ingleses descobriram em Oxorinco, sarcófagos envoltos em tiras de
pergaminho, numa das quais eram legíveis uns 600 versos de Safo. Foi o que
restou, sobrevivendo à fúria do fogo da Igreja e da moralidade hipócrita dos
séculos.
Sofrendo com a mesma moral que
pretendeu esquecer Safo, Catulo é poeta desconhecido na Idade Média, sendo
redescoberto somente no Renascimento. A sua obra compõe-se de 116 carmina. Diz Zélia Cardoso Almeida
que embora não haja divisão regular na colectânea, os poemas compõem três
grupos distintos. O primeiro compreende os 62 primeiros poemas. São textos
curtos, compostos em métricas variados (hendecassílabos, coliambos, estrofes
sáficas) escritos numa linguagem viva e espontânea, podendo ser considerados na
sua maioria, pelos temas que exploram, como poemas de amor ou de circunstância.
Interessante notar que se no
aspecto formal já há uma referência à influência dos versos de Safo, o conteúdo
poderá reafirmar essa tendência.
Em muitos poemas, Catulo se
dirige a uma espécie de musa inspiradora à qual ele dá o nome de Lésbia. Embora
os biógrafos do poeta tenham sempre procurado identificar tal figura com a bela
Clódia, irmã de famoso político romano, a crítica moderna procura ver em Lésbia,
assim como em outras mulheres mencionadas na poesia latina, uma figura
literária, criada provavelmente por influência alexandrina. Em alguns dos
textos dirigidos a Lésbia o tom é alegre, despreocupado, brincalhão:
Vivamos, minha Lésbia, e amemos
E atribuamos o valor de um níquel
Às murmurações dos velhos mais
severos.
Os sóis podem morrer e retornar
Mas, quanto a nós, quando a breve
luz se vai,
Só nos resta dormir uma noite sem
fim.
Dá-me mil beijos, e depois mais
cem,
Depois mais outros mil, depois
mais cem,
Depois mais mil ainda, e ainda
cem».
In Zilma G. Nunes, As Mulheres de Lesbos
nas Mãos de Catulo, Prelúdio de uma
voz oculta, 2002, UFSC, Wikipedia.
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