domingo, 31 de janeiro de 2010

O Landspout do Alandroal


Se fosse desenvolvido um método de previsão local para a previsão de curto prazo utilizando uma técnica de agrupamento ponderado, considerando a precipitação e a rajada máxima de vento diária, talvez fosse possível assegurar que havia condições ou forte probabilidade de ocorrência para o fenómeno registado em Alandroal no dia 9 de Agosto de 2009, Considerações sobre o possível Landspout ocorrido em Alandroal, modelos conceptuais, sistemas convectivos de mesoescala MCS, por outras palavras, para a previsão de fenómenos meteorológicos de baixa frequência, ditos raros ou extremos.
JDACT

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A disciplina

O pensamento de hoje aproxima-se da necessidade de preparar os jovens para as grandesmudanças tecnológicas, e a globalização do mercado exige uma educação geral em diversas áreas, capacidades de comunicação, flexibilidade adaptativa e de aprender ao longo da vida. Há, no entanto, uma disparidade no que refiro e o que acontece na educação em Ciência nas nossas escolas. Esta, tem sido estudada de um modo compartimentado não dando aos jovens uma visão de dimensão global e integrada.
(A DISCIPLINA E SUA INFLUÊNCIA MODIFICADORA NA MINHA PRÁTICA PEDAGÓGICA)
MLCT/JDACT

O conforto no Ribatejo e Alto Alentejo

Inteligências há poucas! Quase sempre as desavenças vêm das cabeças ocas por medo às inteligêncas. Bento J. Caraça.
Quem não tiver grandes dificuldades na interpretação do português escrito, nas quatro operações elementares (adição, subtracção, multiplicação e divisão), na tabuada e na resolução de expressões muméricas simples com números relativos, entende perfeitamente o que aqui vai escrito. Convém, para tal efeito, começar pelo princípio, se não se tiverem as bases suficientes. Uma noção sobre as propriedades das operações, tais como a associativa, a comutativa e a transitiva, ajuda bastante na compreensão de determinados raciocínios de cálculo.
Escalemos então, as suaves colinas que se seguem, pois as montanhas abruptas, domínio exclusivo das águias, são para experimentados montanheses. Talvez alguém de nós lá chegue! Quem sabe?
JDACT/AA
(Condições de conforto térmico no Ribatejo e Alto Alentejo no Verão)
(Considerações sobre dados da temperatura do ar na cidade de Portalegre)

Madeira, 4 e 5 de Outubro de 1997

O ar que contacta com a superfície da terra aquece e, a alguns metros de altitude, o aquecimento do ar é já muito menor; daqui resulta uma rápida diminuição da temperatura ao longo da vertical
podendo estabelecer um gradiente muito grande (super adiabático). A densidade do ar aumenta rapidamente de modo que se formam correntes de convecção em que o ar mais denso tende a descer e a substituir o ar mais quente junto ao solo que por sua vez tende a subir. A camada de ar torna-se instável no sentido mecânico. As correntes de convecção podem levar o ar mais quente e a humidade da superfície até níveis elevados.
(Considerandos sobre as condições meteorológicas nos dias
4 e 5 de Outubro de 1997 na Região Autónoma da Madeira)
JDACT

A ciência: A aquisição de cultura é a «conquista» da liberdade

Cortesia de wwmat.mat.fc.ul
A aquisição da cultura significa uma elevação constante, servida por um florescimento do que há de melhor no homem e por um desenvolvimento sempre crescente de todas as suas qualidades potenciais, consideradas do quádruplo ponto de vista físico, intelectual, moral e artístico; significa, numa palavra, a conquista da liberdade.

Cortesia de wmat.mat.fc.ul
Bento J. Caraça/JDACT

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Clarear

Clareou.
Vieram pombas e sol,
E de mistura com o sonho
Posou tudo num telhado...
Eu destas grades a ver
Desconfiado.
Depois
Uma rapariga loura
(era loura)
num mirante
estendeu roupa num cordel:
roupa branca, remendada
que se via
que era de gente lavada,
e só por isso aquecia...
E não foi preciso mais:
Logo a alma
Clareou por sua vez.
Logo o coração parado
Bateu a grande pancada
Da vida com sol e pombas
E roupa branca, lavada.

Miguel Torga/JDACT

Número e ouro

O Número de Ouro é um número irracional, misterioso e enigmático, que surge numa série de elementos da natureza na forma de uma razão. A letra F (Phi grego maiúsculo) é a inicial do nome do escultor e arquitecto Fídias , encarregado da construção do Parténon, em Atenas. Talvez, por isso, a escolha desta letra para representar o Número de Ouro.
Se desenharmos um rectângulo cujos lados tenham uma razão entre si igual ao Número de Ouro, este pode ser dividido num quadrado e noutro rectângulo em que este tem, também, a razão entre os dois lados igual ao Número de Ouro. Tal processo pode ser repetido indefinidamente, mantendo-se a razão constante.
A história do Número de Ouro perde-se na penumbra da antiguidade. As pirâmides de Gizé, no Egipto, foram construídas com base na razão áurea. A razão entre a altura de uma face e metade do lado da base é igual ao Número de Ouro. O famoso Papiro de Rhind refere-se a uma «razão sagrada» que se acredita ser o Número de Ouro. Esta razão ou secção áurea surge em muitas estátuas da antiguidade.
O papiro de Rhind está escrito em hierático, da direita para a esquerda, tem 32cm de largura por 513cm de comprimento. Data de cerca de 1650 a.C., embora se diga que o texto foi copiado de um manuscrito cerca de 200 anos antes.
Conhecido também por papiro de Ahmes, nome do escriba egípcio que o copiou, tem o nome do escocês Alexander Henry Rhind, que o comprou cerca de 1850 em Luxor, no Egipto. Actualmente encontra-se no Museu Britânico.

JDACT/AA

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Acolhimento

Como quase todos os da minha geração, temos o gosto de ser polivalentes nos conhecimentos e nas formas de actividade. Podemo-nos definir como políticos, como pedagogos, como homens de letras até. Devemos abrir o horizonte que chega aos nossos olhos e insuflar um espírito novo e repleto de virtude que se tira da nossa própria substância. Fazer assim uma alma só, que vive e sente e pensa por si mesma. É ver o calor do Sol como se faz vinho, aliado ao humor que corre da vida. Toda a ciência é um conhecimento certo e evidente (Descartes).
Não basta que um conjunto de conhecimento seja exacto ou útil para que possa constituir ciência, é preciso que traga um mínimo de inteligibilidade aos fenómenos, que os submeta a uma certa ordem e faça surgir relações com um valor explicativo. A investigação é uma actividade de invenção e construção e não um registo passivo de factos.
A amizade é o maior triunfo da vida, ao aprender e a transmitir aos outros os nossos conhecimentos, estamos a construir um mundo melhor.
Como cidadão do mundo.
Com amizade.
JDACT