sábado, 5 de março de 2011

A Civilização Inca: «Pesquisas efectuadas em Dezembro de 2004 já comprovam a existência de uma civilização avançada, "Norte Chico", Norte Pequeno, em espanhol, estabelecida em três vales ao norte de Lima, capital do Peru, que teriam ascendido em cerca de 3000 a.C. e perdurado por cerca de 1.200 anos até à sua queda em 1533»

Cortesia de mrheimberg

A Civilização Inca foi uma cultura andina pré-colombiana e um Estado-Nação, o Império Inca (em quíchua: Tawantinsuyu) que existiu na América do Sul de cerca de 1200 até a invasão dos conquistadores espanhóis e a execução do imperador Atahualpa em 1533.
O Império incluía regiões desde o extremo norte como o Equador e o sul da Colômbia, todo o Peru e a Bolívia, até o noroeste da Argentina e o norte do Chile. A capital do Império era a actual cidade de Cusco (em quíchua, «Umbigo do Mundo»). O Império abrangia diversas nações e mais de 700 idiomas diferentes, sendo o mais falado o quíchua.

Cortesia de wikipedia 

Pesquisas efectuadas em Dezembro de 2004 já comprovam a existência de uma civilização avançada, «Norte Chico», Norte Pequeno, em espanhol, estabelecida em três vales ao norte de Lima, capital do Peru, que teriam ascendido em cerca de 3000 a.C. e perdurado por cerca de 1.200 anos até à sua queda.
Esta cultura já construía pirâmides de até 26 metros de altura e grandes complexos cerimoniais. Parece certo que mais de vinte centros populacionais competiam entre si para produzir a arquitectura mais impressionante.
Há provas de que a cultura do «Norte Chico» tinha religião de culto antropomórfico, praticava a agricultura irrigada e o comércio, notadamente troca de algodão plantado por peixe, com povos das planícies.
Por volta de 1800 a.C., este povo deixou a região, possivelmente propagando os avançados conhecimentos, podendo haver alguma relação com o surgimento da cultura posterior que se estabeleceu no vale do rio Casma.
Posteriormente, cerca de 800 a.C., surge em Chavin de Huantar o embrião do estado teocrático andino; do ano 50 até cerca do ano 700 a civilização mochica floresce, e aproximadamente no ano 1000 explode a cultura Tiahuanaco.

Cortesia de maniadehistoriawordpress

Os Incas, originários das montanhas do Peru, expandiram o seu controle a quase toda região dos Andes. A civilização inca alcançou o seu apogeu no século XV, sob Pachacuti. Entre as suas realizações culturais está a arquitetura, a construção de estradas, pontes e engenhosos sistemas de irrigação. Se bem que o Império fosse muito centralizado e extremamente estruturado e até, pode dizer-se, burocrático, não havia um sistema de escrita. Para gerir o império eram utilizados os quipus, cordões de lã ou outro material onde são codificadas mensagens. Ver Fascínios de Matemática, dia 9 de Junho de 2010.

O imperador Pachacuti foi o homem mais poderoso da antiga América já que enviou várias expedições para conquista de terras. Quando os oponentes se rendiam eram bem tratados mas quando resistiam havia pouca clemência. Com as conquistas, Pachacuti acrescentava não apenas mais terras ao seu domínio como guerreiros sob seu comando. Sendo talentoso diplomata, antes das invasões, Pachacuti enviava mensageiros para expor as vantagens de os povos conquistados se unirem pacificamente ao Império Inca. O acordo proposto era de que, se os dominados cedessem suas terras, manteriam um controle local exercido pelos dignitários locais que seriam tratados como nobres do Império e os seus filhos seriam educados em troca da integração ao Império e plena obediência ao Inca.
Os Incas tinham um exército muito bem treinado e organizado. Quando os Incas conquistavam um lugar, o povo era submetido a tributação pela qual prestavam serviços designados pelos conquistadores.


Cortesia de gateofthesun

Os Serviços Postais foram estabelecidos por mensageiros, chasquis, que entregavam mensagens oficiais entre as maiores cidades. Notícias também eram veiculadas pelo sistema Chasqui na velocidade de 125 milhas por dia.
Os Incas também promoviam a mudança de populações conquistadas como parte da criação a «Rodovia Inca», que foi idealizada para ser usada nas guerras, para o transporte de bens e outros propósitos. Esta troca de populações (manay) acabou promovendo a troca de informações e propagação da cultura Inca. Todo o Império Inca foi unido por excelentes estradas e pontes. A sua extensão máxima era de 4.500 km de comprimento por 400 km de largura, o que dava 1.800.000 km² de extensão.
O período de máxima expansão do Império Inca ocorre a partir do ano 1450 quando chegou a cobrir a região andina do Equador ao centro do Chile, com mais de 3000 quilómetros de extensão.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Inca
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Peru
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_Sagrado_dos_Incas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Machu_Picchu
http://pt.wikipedia.org/wiki/Civiliza%C3%A7%C3%A3o_de_Nazca
http://pt.wikipedia.org/wiki/Civiliza%C3%A7%C3%A3o_Tiahuanaco
 
Cortesia de Amauta Spanish/wikipédia/JDACT