sexta-feira, 4 de março de 2011

Os Jogos. O Xadrez: Parte III. Um jogo de perícia e estratégia entre dois adversários. Cada um comanda um exército de 16 peças. A Arte de Caíssa

Cortesia de tonypublishing

O xadrez é um jogo de perícia e estratégia entre dois adversários. Cada um comanda um exército de 16 peças. Um exército é preto, o outro é branco.
O campo de batalha é um tabuleiro com 64 casas pretas e brancas alternadas. As peças brancas avançam primeiro e, depois, os adversários jogam à vez.
Cortesia de tonypublishing
Os movimentos simples.
O Bispo
Esta peça move-se em linha recta, na diagonal. O bispo pode mover-se para qualquer uma das casas indicadas, desde que não haja outras peças no seu caminho.
Cada jogador inicia a partida com 2 bispos. Um na casa adjacente à do Rei e outro na casa adjacente à da Dama. Um move-se apenas nas casas brancas e o outro, apenas nas pretas.

Cortesia de tonypublishing

A Torre
A Torre move-se em linha recta, na horizontal ou na vertical. Pode mover-se para qualquer uma das casas indicadas, desde que não haja outras peças no seu caminho. Há sempre a mesma lógica, tentar ganhar a peça adversária. Cada jogador possui duas torres, representando os torreões medievais dos castelos.


Cortesia de tonypublishing

O Rei
Esta peça move-se na horizontal, na vertical ou na diagonal, uma casa de cada vez, desde que não se coloque em xeque. No caso presente, não pode mover-se para a casa C, atendendo a que ficaria em xeque por causa do bispo adversário. Cada jogador inicia a partida com um Rei, colocado no centro da primeira fila, ao lado da Dama.


Cortesia de tonypublishing
In Xadrez, Michael Powell, Kevin Knight, 2004/2005 Tony Publishing, ISBN 978-972-8851-70-5.

Cortesia de Tony Potter Publishing/JDACT