Cortesia de ruimendesfoto
Moliceiro é o nome dado aos barcos que circulam na Ria de Aveiro, região lagunar do Rio Vouga. Esta embarcação era originalmente utilizada para a apanha do moliço, mas actualmente mais usados para fins turísticos.
É um dos ex-libris de Aveiro, em conjunto com os Ovos Moles e a Universidade. De entre os barcos típicos da região, o moliceiro é considerado o mais elegante, apesar da decoração colorida e humorística, é um barco de trabalho para a apanha do moliço, o qual era a principal fonte de adubagem nas terras agrícolas de Aveiro.
Cortesia de ideotario
São barcos de borda baixa para facilitar o carregamento do moliço. São pintados com cores fortes e desenhos, representrando os mais diversos temas, desde cenas românticas ou religiosas, a motivos humorísticos. Os moliceiros têm uma proa e uma popa muito elegantes que normalmente estão decorados com pinturas que ridicularizam situações do dia a dia. Nesta base, houve um concurso, direi melhor, um concurso brejeiro relacionado com a colorida decoração.
Nota: No tocante à palavra caralhoz é uma espécie de bivalve de forma tubular alongada, muito comum na Ria de Aveiro.
O comprimento total é cerca de 50 metros, a largura de boca 2,50 metros. Navega em pouca altura de água. O castelo da proa é coberto. Como meios de propulsão usa uma vela, a vara e a sirga. A sirga é um cabo que se utiliza na passagem dos canais mais estreitos ou junto às margens, quando navega contra a corrente ou contra o vento. É construído em madeira de pinheiro.
A amizade de JRC/TC
Cortesia de wikipédia/CMAveiro/JDACT