Com a devida vénia ao Instituto Politécnico de Setúbal e ao regente da cadeira de Física Química da Atmosfera, do 4º Ano de Engenharia do Ambiente, publico as Sebentas, Capítulo 3 e Capítulo 6.
A Sebenta Capítulo 3, trata das Propriedades Físicas do Ar. «Revê a termodinâmica do ar seco. Analisa a termodinâmica do ar Húmido. Enumera e analisa as variáveis de humidade. Define nível de condensação. Define razão de mistura total. Analisa os diagramas termodinâmicos para processos de ascenção e subsidência de ar seco e húmido e condensação».
Processo termodinâmico corresponde à sucessão de estados seguida na evolução de um sistema para atingir o estado de equilíbrio. Considere-se um sistema isolado em equilíbrio. Se ocorrer uma interacção com outro sistema, perde-se o equilíbrio e o sistema resultante vai evoluir de forma a restaurar o equilíbrio compatível com os novos constragimentos, ou seja, o valor das variáveis de estado vão sofrer alterações. Devido ao facto de o sistema termodinâmico ser definido por, pelo menos, duas variáveis de estado, entre o estado inicial e o final, existem diversos percursos (processos), conforme se ilustra na figura abaixo.
A Sebenta Capítulo 6, trata da Circulação Geral. «Aborda a problemática da circulação global, bem como a circulação global observada. . Analisa as células de Hadley e Ferrel e o modelo de circulação global bem como a circulação média à superfície: Caracteriza massas de ar e frentes, bem como os processos de ciclogénese e frontogénese. Caracteriza ainda epressões e anticiclones, bem como os casos particulares dos ciclones tropicais».
Para explicar a complexidade e a variedade do movimento observado é necessário é neccessário recorrer a algo mais do que as soluções simples do escoamento atmosférico, apesar destas soluções serem importantes para compreender algumas características básicas da circulação da atmosfera.
(Sebenta 3) (Sebenta 6)
Cortesia do Instituto Politécnico de Setúbal/cgouveia /http://ltodi.est.ips.pt/JDACT
In This work we begin Component Analysis (PCA) on NDVI computed over clear-Sky
Sem comentários:
Enviar um comentário