quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Gustave Eiffel: Veio para Portugal onde teve uma grande actividade no grande crescimento do caminho-de-ferro, deixando numerosos testemunhos do seu talento. Entre 1875 e 1882, trabalhou um pouco por todo o país, a Norte do Tejo, nas linhas do Leste, Norte, Minho, Douro e Beira Alta

(1832-1923)
Dijon, França
Cortesia de bantinthitruong

Alexandre Gustave Eiffel foi um engenheiro francês que participou, de entre outras obras de grande envergadura, da construção da Estátua da Liberdade em Nova Iorque e da Torre Eiffel de Paris.
De ascendência germânica, Gustave Eiffel ingressa em 1850 na Ecole Centrale des Arts et Manufactures onde completa o curso de Engenharia Química. Iniciou a sua carreira trabalhando numa empresa belga de construção de caminhos-de-ferro. No ano de 1856, Eiffel conheceu Charles Nepveu, empresário especialista em construções metálicas. Aos 26 anos, Gustave chefiou o seu primeiro grande trabalho construindo a ponte ferroviária em Bordeaux. Na construção, Gustave Eiffel utilizou pela primeira vez, a técnica de ar comprimido na execução de pilhas tubulares.

A empresa que funda em 1866 tem na Exposição Universal de Paris de 1867  a primeira grande obra: a estrutra metálica do Grand Palais.  A Torre Eiffel foi construída entre 1887 e 1889, em Paris, para a Exposição Universal de 1889. Converteu-se no símbolo da capital francesa.
Talvez a necessidade de maior disponibilidade de «capital» leva-o a associar-se na G.Eiffel et Cie ao rico engenheiro Téophile Seyrig. Mas a sociedade só veio a ganhar verdadeiro impulso quando venceu o concurso para a construção de uma ponte ferroviária sobre o rio Douro no Porto. Tratava-se de um vão até então nunca experimentado e tal foi o desempenho de Eiffel ao construir em menos de 2 anos a Ponte Maria Pia, que o seu nome se tornou imediatamente famoso, vindo a ser-lhe confiadas outras obras de grande notariedade.
Segue-se o viaduto de Garabit, a estrutura da Estátua da Liberdade que a França ofereceu aos Estados Unidos e a consagração máxima na torre de 300 m de altura, símbolo da Exposição de 1889 que viria a tornar-se o ex­-libris de Paris com o nome de Torre Eiffel.

 Cortesia de wikipédia
Viveu em Portugal entre 1875 e 1877 para acompanhar a construção da Ponte Maria Pia e outras que construiu na época. 

Segundo documentos da época, na fase final da sua vida dedicou-se à meteorologia e à aerodinâmica.


1878 - Ramal de Cáceres
Início da construção do Ramal de Cáceres visando uma ligação a Madrid mais rápida, já que até aqui só existia a ligação por Badajoz.
1880-Inauguração do Ramal de Cáceres. Abertura à exploração pública do Ramal de Cáceres, possibilitando a exportação pelo porto de Lisboa dos fosfatos da região de Cáceres.

Cortesia de cp





Cortesia de wikipédia
Além da Ponte Maria Pia, Gustave Eiffel projectou e construiu um grande número de pontes e viadutos nas linhas de caminho de ferro que na segunda metade do séclo XIX se construiram por todo o país. 
 
Sempre considerou a ponte rodo-ferroviária de Viana do Castelo como uma das suas obras primas. Esta ponte é uma das que ainda se encontra em funcionamento e foi recentemente reforçada para melhor adaptação às exigências do tráfego actual. A tipologia da grande maioria dessas pontes é idêntica à da Ponte de Canavezes sobre o Tâmega integrada na Linha do Douro, inaugurada em 15 de Setembro de 1878, mas já desmontada e substituida por uma ponte de alvenaria.

Conserva-se o projecto desta «Pont sur le Tamêga de 256,600 d'ouverture» bem como a respectiva memória justificativa. Ao lado uma fotografia da ponte que foi mais tarde substituida por uma ponte de arcos múltiplos de alvenaria.

Cortesia de wikipédia
24 é o número referido para as pontes projectadas por Eiffel em Portugal, além da Ponte Maria Pia. Porém, José Coelho dos Santos na sua obra «O Palácio de Cristal e a Arquitectura do Ferro no Porto em meados do séc. XIX» enumera as seguintes:
  • 1876 - Ponte Maria Pia;
  • 1877 - sobre o Cávado na Linha do Minho;
  • 1878 - sobre o Neiva;
  • 1878 - sobre o Lima em Viana do Castelo;
  • 1878 - sobre o Âncora;
  • 1878 - Vila Meã na Linha do Douro;
  • 1878 - sobre o Tâmega em Canavezes;
  • 1879 - sobre o Coura em Caminha.
Na Linha da Beira Alta entre o Luso e Santa Comba, a empresa de Eiffel construiu entre 1880 e 1881:
  • Ponte das Várzeas;
  • Ponte do Milijoso;
  • Ponte de Trezol;
  • Ponte de Breda;
  • Ponte do Criz;
  • Ponte do Dão.
Almeida e Sousa refere ainda uma ponte sobre o rio Tejo e as Pontes de Niza e Castelo de Vide no Ramal de Cáceres.
Mas não foram as pontes permanentes as únicas que em Portugal existiram da firma G. Eiffel et Cie. Pelo menos uma ponte desmontável equipou as Tropas de Caminhos de Ferro do Exército Português no final do séc. XIX.

Gustavo Eiffel morreu aos 91 anos de idade. 
Com a amizade de RR.
Cortesia de Manuel de Azeredo/José Coelho dos Santos/Almeida e Sousa/JDACT