quinta-feira, 18 de março de 2010

Centro Europeu de Previsão do Tempo (ECMWF) - Um Centro de «Excelência» com 35 anos

A elaboração de previsões de tempo mais precisas e a sua disponibilização atempada foram sempre prioridade dos serviços meteorológicos pelo impacto significativo que o estado do tempo tem um nas actividades económicas e na vida diária dos cidadãos. O desenvolvimento da informática e da capacidade de cálculo, nomeadamente nos anos 60, permitiu o desenvolvimento da previsão numérica do tempo. Neste contexto, 13 serviços meteorológicos europeus, entre os quais Portugal (IM, IP), com o objectivo de disporem da melhor informação possível para elaboração das suas previsões, associaram-se através de um acordo ratificado pelos respectivos Estados e combinando os seus recursos neste domínio, criaram em 1975, o Centro Europeu de Previsão a Médio Prazo (ECMWF). Hoje o ECMWF, que conta com a participação de 31 Estados, é líder mundial na operação e investigação na área dos modelos numéricos de escala global sendo o modelo que actualmente apresenta os melhores desempenhos, quando comparado com os outros modelos globais existentes. Actualmente, o ECMWF conta com cerca de 200 colaboradores efectivos, sendo que 100 deles são investigadores.
O modelo do ECMWF assimila diariamente mais de 300 milhões de observações in situ obtidas na rede mundial da Organização Meteorológica Mundial e de satélite, em particular através dos satélites da EUMETSAT (Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos).
As incertezas sobre o estado inicial da atmosfera, falta de observação em muitas áreas do globo e erros inerentes aos próprios processos de medida, associado a imprecisões decorrentes da simplificação de alguns processos físicos nas equações que conduzem à previsão do seu estado futuro, diminuem a precisão da previsão determinística, designadamente ao longo do tempo.
Como solução, o ECMWF desenvolveu um sistema de previsão probabilística do estado do tempo, correndo o modelo 50 vezes cada doze horas, com pequenas variações da situação inicial, permitindo assim disponibilizar aos meteorologistas os diferentes resultados, que dão informação sobre o grau de confiança da previsão numa forma probabilística.
O modelo do ECMWF, resultado da investigação desenvolvida, tem melhorado continuamente, quer a nível de resolução, quer a nível de parametrização física, facto que lhe permite manter a liderança mundial.
Este modelo é utilizado operacionalmente pelos Centros de Previsão do IM para elaboração das suas previsões e Avisos, complementado a informação fornecida pelos modelos de área limitada que correm operacionalmente nesta Instituição, ALADIN e AROME.

Cortesia do IM, IP/ JDACT
http://www.ecmwf.int/about/video/

Sem comentários:

Enviar um comentário