Cortesia de RR
Trata-se de um licenciado em Engenharia que ficou conhecido por provar que Lisboa pode ser percorrida de bicicleta. Iniciou a 22 de Maio de 2010 uma maratona de 100 dias por Portugal Continental para incentivar as pessoas, sobretudo as mais jovens, a aderirem às pedaladas.
No ano passado, Paulo Guerra dos Santos apresentou uma tese de mestrado para desmistificar as «desculpas» usadas pelos munícipes para não recorrerem à bicicleta - a morfologia da cidade das sete colinas, as condições meteorológicas ou o tráfego automóvel.
Empenhado em alargar a iniciativa, decidiu partir de Lisboa (onde deverá regressar a 22 de Setembro, Dia Europeu sem Carros) para levar a mensagem às 18 capitais de distrito do território do Continente e pelas «principais cidades e vilas de cada região».
Paulo Guerra dos Santos pretende conhecer as medidas que outras cidades e vilas estão a tomar a nível da mobilidade e mostrar que qualquer pessoa pode usar diariamente a bicicleta, embora considere já haver noção da sua importância. Esta viagem está a ser muito badalada pela comunicação social e o certo é que o ciclista já passou pela região do Alto Alentejo.
Esteve em Portalegre e dali partiu para Nisa, isto no pp dia 27 de Junho. No mapa da viagem a ligação era feita por Alpalhão, mas alterou o seu programa e fez o percurso Portalegre - Carreiras - Sra. da Penha - Sra da Luz - Ribeira de Nisa - Barragem da Póvoa - Alpalhão. Paulo Guerra dos Santos pedalou pelo concelho, sem contudo descer à «Sintra do Alentejo».
Para melhor conhecer:
«Num percurso ainda suave, e após dois dias de descanso, a energia é mais que muita e rapidamente chego a meio do caminho entre Portalegre e Nisa»
Cortesia de PauloGuerradosSantos/com a amizade de RR/JDACT