sexta-feira, 9 de julho de 2010

Samora Barros: Conhecido como «o pintor do Algarve», foi um dotado do «Naturalismo». Pintou paisagens da região, marinhas e dezenas de retratos

(1887-1972)
Albufeira
Cortesia de CMAlbufeira
José Ricardo Júdice de Samora Barros, mais conhecido como Samora Barros foi um ilustre pintor português. Nasceu na cidade de Albufeira no seio de uma ilustre família do Algarve, estudou na Universidade de Coimbra onde frequentou o curso de Direito. Mais tarde, sentido o apelo das Belas-Artes, abandona Coimbra para estudar pintura na Escola de Belas Artes de Lisboa. O gosto pela poesia leva-o a publicar em 1966 um livro de sonetos. Durante décadas lecciona pintura e desenho na Escola Industrial e Comercial de Silves (actual Escola Secundária de Silves).
Durante anos, participa em diversas exposições colectivas em Portugal e no estrangeiro (Brasil), sendo distinguido com alguns prémios.
Cortesia CMAlbufeira
Conhecido como «o pintor do Algarve», Samora Barros, foi um pintor do Naturalismo. Pintou paisagens da região, marinhas e entre os seus trabalhos contam-se dezenas de retratos.
Os municípios de Silves e Albufeira atribuíram postumamente o seu nome a artérias destas cidades e nesta última encontra-se um busto seu, em bronze.
Cortesia da CMAlbufeira
Em Albufeira foi atribuído o seu nome a uma galeria. Em Silves é conhecida a faustosa casa que desenhou, conhecida como «Casa do Cerro», na margem esquerda do rio Arade.
Cortesia de press.algarvecentral
Cortesia da wikipédia/JDACT