Cortesia de bordalopinheiro
O Teatro de S. Carlos
«É, não é; discussão, altercação, brincadeira.
Tudo fica em bem, acredita-se na sua palavra honrada, e dá-se-lhe o judeu.
- É teu o judeu.
- Obrigado!
- Vamos a ver o que fazes dele.
- Um fenómeno.
Fe-lo, judeu e fenómeno.
A rapaziada da geral de S. Carlos, que nesses tempos era a flor da elegância, da bravura, e da extravagância alegre - D. Álvaro, Luiz Forjaz, Manuel Browne, José Vaz de Carvalho, António Shalback, Lima da Cardiga - fez-lhe um triunfo, aplaudiu, gritou, pediu bis, e viva e viva!
Fechou o teatro no fim da estação sobre uma ovação desta rumorosa qualidade, e, quando chegou a nova época, querendo dar-se a Gazza ladra, dirigiu-se Bruni aos empresários:
- - Senhores empresários ...
- - Dirá.
- - Tenho a fazer uma reclamação á empreza.
- - Qual é?
- - Peço um fato novo.
- - Como, um fato novo ?
- - Um fato novo para o judeu da Pêga.
- - Pois o do ano passado já te não serve?
- - Serve; mas não é próprio.
Tive grande triunfo com este papel e, além disso, para a verosimilhança da acção é necessária esta despesa; os judeus são muito agenciadores, e é útil fazer perceber ao público que este judeu em quanto o teatro esteve fechado continuou sempre a locupletar-se e está já melhor de fortuna do que estava no ano passado.
Não havia resistir a razões tão sólidas. Deu-se-lhe o fato novo!
Hoje, na terceira secção, acha-se reformado em corista, mas só aparece de vez em quando.É económico, morigerado, paciente, e laborioso.
Cortesia de bordalopinheiro
Uniu-se pelos laços do matrimónio a uma das melhores engomadeiras de Lisboa. Tem um quintalinho ; cria galinhas, rega alfaces de procedência vária, e faz massa de tomate. É finita la musica!Quantas glórias artísticas conheceu ele e acompanhou!
A quantos Almavivas fez elle a continência, naquela incessante romaria de celebridades em que o teatro de S. Carlos tem vivido sempre!
O Baldanza, o Miraglia, o Volpini, o Swifft, o Mirate, o Fraschini, o Mongini, o Nicolini... E agora, massa de tomate!.
Cortesia de bordalopinheiro
Ah! S. Carlos é O teatro das tradições e das memórias. Quantas legendas naquelas tábuas, naqueles lugares de plateia, naqueles camarotes, e principalmente, naqueles camarins...
Cortesia de bordalopinheiro
As velhas costureiras, de que a mais famosa morreu há um ano, a illustre Magdalena gorda, obesa, sufocada em banhas e em rapé, criatura sem feitio que dava feitio a todas, figura sem sexo e sem idade que tinha o dom de tornar elegante qualquer prima-dona em fazendo gosto nisso :
- as velhas costureiras têm na lembrança os fastos daquelles camarins gloriosos...
- Aqui, dizem elas, neste camarim, esteve a famosa Novello, e depois a Castellan, e a Tedesco, e a Volpini, e a infeliz Pascal-Damiani que quebrou uma perna uma noite e nunca mais se levantou da cama senão para se tratar de um ataque de loucura, e a Giovanoni, e a Fricci, e grande Alboni, a cantora por excelência, a priveligiada, a maravilha, que o Ruas nos trouxe». In Júlio César Machado, Os Teatros de Lisboa, Ilustrações de Bordalo Pinheiro, Livraria Editora Mattos Moreira, 1874, PN 2796 L5M25, Library Mar 1968, University of Toronto.