Cortesia de beijaflorbeijaflor
As trocas de fase da água «jogam» um papel primordial na microfísica da nuvem. As possíveis fases são as seguintes:
- vapor ↔ líquido (condensação, evaporação);
- líquido ↔ sólido (congelamento, fusão);
- vapor ↔ sólido (condensação, sublimação).
As trocas da esquerda para a direita são de importância meteorológica primordial: são as trocas que têm lugar na ordem molecular crescente e são processos que conduzem à formação da nuvem. Um dos problemas intrínsecos da física das nuvens é que tais transições de fase ocorrem em equilíbrio termodinâmico. Estas transições, no sentido de ordem crescente, devem superar uma forte «barreira de energia livre». A gotículas de água, estão caracterizadas por umas intensas forças de tensão superficial, de modo que para que uma possa aumentar de tamanho, por condensação, a partir do vapor, a tensão superficial tem que ser balanciada por um forte gradiente de pressão de vapor.
Uma nuvem é um agregado de pequeninas gotas, em número aproximado de umas 100 por cm3, cujos raios são da ordem dos 10 micras.
Uma nuvem é um agregado de pequeninas gotas, em número aproximado de umas 100 por cm3, cujos raios são da ordem dos 10 micras.
A equação de Clausius-Clapeyron descreve a condição de equilíbrio para um sistema termodinâmico consistente em vapor e uma massa de água. A saturação define-se como uma situação de equilíbrio em que as velocidades de evaporação e condensação são iguais.
JDACTA precipitação origina-se quando o aglomerado se torna instável e então umas gotas crescem e expandem-se de outras. Dois são os mecanismos mediante os quais a microestrutura nublosa se instabilisa; o primeiro implica a colisão o choque directo e a reunião das gotas e pode resultar importante em qualquer tipo de nuvem, o segundo entranha a interacção entre gotas de água e cristais de gelo e está reservado aquelas nuvens cujos topos se expandem acima do nível dos 0ºC.
O «aspecto» mais adverso que as nuvens podem apresentar para o simples cidadão. O «aspecto» mais negro. Segundo o amigo e colega Rogêncio Alves, o Chico, por mais negra que seja a nuvem há sempre um lado virado ao Sol.