terça-feira, 21 de junho de 2011

Observatório Astronómico de Lisboa. 150º Aniversário da Fundação: Parte II. Solstício de Verão 2011. «Tem inicio hoje, dia 21 de Junho, às 18h16m. ... O OAL Dá a conhecer o riquíssimo património histórico, arquitectural e instrumental, da Astronomia portuguesa e mundial nos séculos XIX e XX»


Cortesia de oal

«O Observatório Astronómico de Lisboa foi edificado entre 1861-67, desenvolvendo excelentes competências em trabalhos de Astrometria no séc. XIX e parte do séc. XX, o que lhe granjeou fama internacional. Foi integrado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em Março de 1995, mantendo a sua estrutura humana própria, onde usufrui de um ambiente científico moderno desenvolvido no meio académico. Actualmente as actividades e objectivos incluem globalmente a investigação científica e histórica, a preservação e divulgação patrimonial e a oferta de um serviço público de excelência. Podemos mencionar, entre estas tarefas, que o OAL:
  • Mantém e fornece a Hora Legal ao País segundo os mais modernos protocolos e meios tecnológico-científicos, dirigindo a Comissão Permanente da Hora.
  • Desenvolve investigação científica em Astronomia e Astrofísica modernas, nos tópicos mais actuais e candentes, com recurso aos grandes instrumentos em observatórios internacionais, europeus e sondas espaciais. Através do seu braço de investigação científica, o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL), conta-se a participação em muitos projectos internacionais, assim como a formação de estudantes de pós-graduação e o financiamento da investigação.
  • Preserva e disponibiliza para o estudo científico-histórico o acervo documental e bibliográfico dos séc. XIX e XX, onde se contam algumas obras ímpares em Portugal e no mundo.
  • Dá a conhecer o riquíssimo património histórico, arquitectural e instrumental, da Astronomia portuguesa e mundial nos séculos XIX e XX.
  • Divulga a cultura científica junto do público e das escolas do ensino básico ao secundário.


Cortesia de wikipedia e fontesdeluz

  • Estimula e apoia o ensino da Astronomia nas Escolas básicas e secundárias com acções pedagógico-científicas adequadas para alunos e professores.
  • Presta esclarecimentos genéricos e emite pareceres técnicos sobre fenómenos astronómicos do interesse dos parceiros sociais, entre os quais se contam Tribunais, advogados, Protecção Civil, jornalistas, editores, portos e aeroportos nacionais.
  • Mantém o serviço de biblioteca, que é uma das mais ricas no país em Astronomia e Astrofísica.
Solstício de Verão 2011
Em 2011 o Solstício de Verão tem início hoje, dia 21 de Junho, às 18h16m. Este instante marca o início do Verão no Hemisfério Norte, Estação mais quente do ano. Esta estação prolonga-se por 93,66 dias até ao próximo Equinócio que ocorre no dia 23 de Setembro de 2011 às 10h05m.
Os instantes estão referenciados à Hora Legal.
Solstícios:
  • pontos da eclíptica em que o Sol atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação do Sol atinge extremos: máxima no solstício de Verão e mínima no solstício de Inverno.
A palavra de origem latina, Solstitium, está associada à ideia de que o Sol devia estar estacionário, ao atingir a sua mais alta ou mais baixa posição no céu». In Observatório Astronómico de Lisboa.

Cortesia de AO de Lisboa/JDACT