Cortesia de foriente
Tuba Project.
Alex Harding (saxophone barítono), Bruce Williams (saxophone alto), Lucian Ban (piano), Derrek Phillips (bateria), Bob Stewart (tuba).
O Museu do Oriente vai ser palco de um dos dois concertos de estreia em Portugal do grupo romeno-americano Tuba Project. O conjunto foi criado em Nova Iorque, há uma década, pelo pianista Lucian Ban e o saxofonista Alex Harding, tendo como «star» o tubista Bob Stewart.
Os Tuba Project propõem uma música exuberante, vital, policromada, solidamente ancorada em raízes jazzísticas afro-americanas, numa mistura original com inserções provenientes da latinidade oriental. De ponto de vista estilístico, trata-se de uma expressão requintada do eclectismo pós-moderno, conjugando elementos de avant bop, blues, groove, surpreendentes reviravoltas frásicas da estética de Thelonious Monk, mas também assimetrias rítmicas e a frescura da percepção acústica cárpato-danubiana. O resultado é um espectáculo de uma fervente comunhão entre músicos e espectadores, uma autêntica celebração das virtudes do jazz. Além do virtuosismo individual, os membros do quinteto superam-se igualmente no que toca à interacção durante o processo de improvisação ao vivo.
O pianista Lucian Ban é o primeiro jazzman romeno consagrado na pátria do jazz. Entre os seus êxitos, concretizados em digressões transcontinentais e álbuns discográficos, destacam-se as colaborações com músicos de prestígio tal como:
- Barry Altschul,
- Sam Newsome,
- Mat Maneri,
- ( ... )
- Brad Jones,
- Badal Roy entre outros.
O pianista, compositor e arranjista, nascido na Roménia, manifestou a sua criatividade não apenas integrando as suas bandas nova-iorquinas, Tuba Project, Elevation, Asymmetry, mas também através de obras de envergadura, concebidas enquanto síntese entre o ethos musical romeno e o espírito universalista do jazz.
Cortesia de corneliastreetcafe
Bob Stewart é o «reformador da tuba», que conseguiu levar o pesado instrumento para o primeiro plano da actualidade jazzística, dotando-o de flexibilidade e destacando a sua expressividade. A lista das suas colaborações assemelha-se a um verdadeiro Hall of Fame. Por seu turno, Alex Harding brilha através de outros dois instrumentos do registo grave, saxofone barítono e clarinete-baixo. As suas colaborações enquadram-se no mesmo registo de excelência.
O grupo completa-se com o contributo de Bruce Williams, no saxofone-alto, (com estágios nos famosos World Saxophone Quartet, Count Basie Orchestra, Roy Hargrove Group ou Lincoln Center Jazz Orchestra) e com Derrek Phillips, na bateria, um mestre da percussão que acompanha a cantora Norah Jones e colabora de perto com os saxofonistas Joshua Redman e Sam Newsome.
Ao descrever o álbum Tuba Project, editado em 2006 pela americana CIMP RECORDS, o crítico Budd Kopman escreveu na All About Jazz:
- «Com Tuba Project, o pianista Lucian Ban e o baritonista Alex Harding criaram um álbum rouco, bluesy, vigoroso e, por vezes, arrebatador. Tendo ao seu lado o maior representante da tuba no jazz, o famoso Bob Stewart, os cinco conseguiram um álbum fora do comum ...». In Fundação Oriente.
Cortesia de Fundação Oriente/JDACT