sexta-feira, 2 de abril de 2010

Centro Cultural de Belém: Programação para o 2º Trimestre

Neste trimestre, aliás, a consulta não podia ser mais fácil, dada a natural proeminência que adquire o programa do festival Dias da Música em Belém, agora na sua quarta edição, dedicada às Paixões da Alma. Do amor ao ciúme, da admiração ao desprezo, da generosidade à inveja, mais de 70 concertos proporcionam uma visão da música ocidental articulada em torno deste núcleo conceptual, tomado de empréstimo a Descartes, que o teorizou em 1649, no seu Tratado das Paixões.
Numa edição que assinala a estreia da Orquestra Sinfónica Metropolitana como orquestra residente do festival, e que acolhe agrupamentos como a Orquestra Sinfónica Portuguesa, o Coro das Astúrias, o Coro Lisboa Cantat, o Retrospect Ensemble (ex-King’s Consort), La Fenice, I Faggiolini, Atalanta Fugiens e a Orquestra de Câmara Portuguesa, os concertos de abertura e de fecho balizam o arco das paixões que aqui se celebram: uma oratória de Handel, L’Allegro, il Penseroso ed il Moderato, e a Nona Sinfonia de Beethoven serão dois dos momentos mais altos do programa.

A Dança estará em grande destaque neste trimestre, com a apresentação de Orfeu e Eurídice, coreografia de Marie Chouinard, de uma nova coreografia de Lia Rodrigues (com Leonor Keil e Amélia Bentes), ambos em Abril, da terceira produção com que Rui Horta encerra a sua residência como Artista Associado da Temporada do CCB, e da apresentação de Thomas Hauert, no âmbito do Festival Alkantara. Mas um dos pontos mais altos da temporada será a apresentação, em produção do CCB, da coreografia criada por Olga Roriz para A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky, em espectáculos que terão a participação da Orquestra Sinfónica Metropolitana (Maio/Junho).

Junho será um mês de muitas músicas no CCB. A Carta Branca dada a Fausto promete ser um momento inesquecível na carreira do cantor, enquanto o ciclo De Bach a Kurtág, com oito concertos ao longo de quatro dias, constitui uma experiência inovadora de colaboração entre alguns dos agrupamentos em residência no CCB. Concertos da OSP, da OML e do Schostakovich Ensemble, e o regresso do Jazz às quintas-feiras, prometem animar as noites quentes do início do Verão. Uma tradição do CCB.
Cortesia CCBelém/JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário