(1483-1520)
Urbino, Itália
Cortesia de wikipedia
Rafael Sanzio, frequentemente referido apenas como Rafael, foi um mestre da pintura e da arquitectura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras. Também é conhecido por Raffaello Sanzio, Raffaello Santi, Raffaello de Urbino ou Rafael Sanzio de Urbino.
Considerado um dos maiores e mais importantes artistas de todos os tempos, recebeu do seu pai, o pintor Giovanni Santi, a sua primeira instrução artística. Em 1499, tornou-se estudante e assistente do pintor Perugino, o qual seguiu fielmente. Os seus estilos artísticos eram tão semelhantes que historiadores de arte sentiram dificuldades em distinguir as suas pinturas. Em 1504, mudou-se para Florença. Nessa época, influenciado pelas inovações artísticas de Leonardo da Vinci e Miguel Ângelo, Rafael transitou de um estilo assente na perspectiva e na composição geométrica rígida para uma maneira mais informal, natural e suave de pintar.
O trabalho de Rafael chamou a atenção do Papa Júlio II que, em 1508, o chamou a Roma e o encarregou da pintura de frescos em 4 pequenas salas (stanze) do Palácio do Vaticano:
- a «Stanza della Segnatura»,
- a «Stanza di Eliodoro»,
- a «Stanza dell' Incendio di Borgo»,
- a «Stanza di Constantino».
Rafael morre aos 37 anos de idade, não podendo acabar as pinturas já projectadas para a quarta sala.