terça-feira, 25 de outubro de 2011

Alfredo Roque Gameiro. Pintor. Museu de Aguarela Roque Gameiro em Minde: «A sua figura é muito marcada pelas suas origens, formação e convicções, cujo fundo tradicionalista se mostra no lema “Honra teus avós”»


Cortesia de casamuseuroquegameiro

O Museu
«A criação de um museu dedicado à obra de Alfredo Roque Gameiro surgiu por iniciativa de familiares e conterrâneos admiradores da obra do grande Mestre da aguarela portuguesa.
Abriu pela primeira vez ao público em Novembro de 1970 e ficou instalado provisoriamente numa parte da moradia que tinha servido de residência aos seus pais. Para o efeito, foi adaptada pelo arquitecto Martins Barata, mantendo-se esta solução provisória até 1980.



Aldeia da Avó
Cortesia de casamuseuroquegameiro

Esta casa é um exemplar notável de arquitectura e jardins do início do século XX, ligada à família do pintor, que ele próprio ajudou a desenhar, provavelmente em colaboração com o seu grande amigo, Raul Lino. As transformações introduzidas pelo Arquitecto Martins Barata dirigiram-se aos aspectos físicos imediatos de reparação das coberturas e consolidação de aspectos estruturais, assim como a supressão de algumas paredes e divisórias.



As Pupilas do Sr. Reitor
Cortesia de casamuseuroquegameiro

Actualmente, o Museu apresenta o seu programa museológico, numa lógica de rotatividade das obras em exposição permanente, oferecendo ciclos expositivos temporários. Compreende ainda um espaço dedicado à prática do desenho e da aguarela, assim como um centro de documentação. O artista era um homem apaixonado pela Natureza, de temperamento saudável, que vivia em constante admiração das maravilhas e mistérios que nos rodeiam; nunca se adaptou à vida na cidade e, por isso, em 1898, fixou residência na Amadora.

A sua figura é muito marcada pelas suas origens, formação e convicções, cujo fundo tradicionalista se mostra no lema “Honra teus avós”, que tinha afixado na casa da Amadora, mais tarde na porta do seu ateliê em Campolide e, hoje, à entrada do Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro, em Minde». In C. M. de Alcanena.

http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=pinturas%20de%20alfredo%20gameiro%20&source=web&cd=9&ved=0CG0QFjAI&url=http%3A%2F%2Fpurl.pt%2Findex%2Fgeral%2Faut%2FPT%2F29769_P1.html&ei=f8GmTqfQBaaQ4gTXt_naDw&usg=AFQjCNEdvI-RkP_MsluTPmTtDgJFv7XhRw&sig2=okJ9AaOj8T2xNcH3Hmxbtw

Cortesia de Casa Museu/JDACT