quarta-feira, 11 de maio de 2011

Universidade do Porto: U. Porto 100. Fórum Colégios da Escola Doutoral. «As actividades de ID&I da U.Porto têm registado um forte incremento qualitativo e quantitativo»


Cortesia de up

«As minhas primeiras palavras são para lhe dar as boas-vindas ao portal da U.Porto. Agradeço a sua visita e espero que a informação aqui disponibilizada seja credora de interesse, revestida de utilidade e promotora de interactividade. Da nossa parte, há o propósito de lhe proporcionar uma viagem virtual pelas entidades que configuram o universo orgânico da U.Porto, permitindo assim o conhecimento das respectivas actividades, competências, valências e recursos humanos.
A U.Porto é a instituição portuguesa do ensino superior que maior número de estudantes acolhe. Diariamente, uma comunidade estudantil de quase 31 mil membros alarga o seu horizonte de conhecimentos em 14 faculdades, uma business school e perto de 70 estruturas de investigação científica. Tudo isto repartido por três campus universitários que congregam, igualmente, residências para estudantes, equipamentos desportivos e instalações de apoio social.
A U.Porto disponibiliza mais de 700 programas de formação (1º, 2º e 3º ciclos e formação contínua), cobrindo áreas do conhecimento tão distintas como as ciências da vida, as engenharias, a inovação tecnológica, os estudos humanísticos, sociais e culturais e a criação artística. Para tanto, a U.Porto possui um corpo qualificado e especializado de 1 873 docentes e investigadores ETI, dos quais 76% são doutorados.
As actividades de ID&I da U.Porto têm registado um forte incremento qualitativo e quantitativo.


Cortesia de up
A nossa Universidade domina a produção científica nacional e é reconhecida além-fronteiras pela sua capacidade de inovação. Nos últimos anos, mais de 1/5 dos artigos científicos portugueses foram publicados por docentes e investigadores da U.Porto. Para dar a conhecer esta realidade multifacetada, o portal da U.Porto organiza conteúdos, estabelece links e uniformiza procedimentos de forma a facilitar o acesso à informação quer por parte dos membros da comunidade académica (estudantes, antigos alunos, docentes, investigadores e demais colaboradores da Universidade), quer ainda por parte de visitantes exteriores à instituição. No primeiro caso, o portal é uma ferramenta de trabalho e de conhecimento interno da comunidade académica da U.Porto. No segundo caso, o portal promove a aproximação da instituição à sociedade onde está inserida, tirando partido das potencialidades das novas tecnologias e da vontade de abertura, transparência e interacção que anima a U.Porto.
Como meio privilegiado de comunicação, o portal da U.Porto está receptivo a comentários e sugestões dos visitantes. O contributo de todos é essencial para que a nossa Universidade avance nos objectivos estratégicos a que se propôs, como o reforço da qualidade e abrangência da formação, a promoção das actividades de ID&I, o incremento do empreendedorismo, a subida do nível de internacionalização e a optimização do modelo de governação universitária. Por tudo isto, desejo-lhe uma boa viagem virtual»! In O Reitor, José Carlos D. Marques dos Santos.

Cortesia da Universidade do Porto/JDACT