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de wikipedia e jdact
De
Xátiva a Roma. 1378-1458. As Origens dos Bórgia
«(…)
O início da história da família é repleto de lendas.
Se acreditarmos na mais persistente e importante delas, a família de Borja teria sua origem por
volta de 1140, proveniente de um ramo da dinastia de Aragão. As mais recentes
pesquisas genealógicas refutaram completamente essa tese, mas Alexandre VI
acreditava piamente nas suas raízes reais. Há provas visíveis dessa crença até
hoje. No tecto em caixotões da Basílica de Santa Maria Maior, encomendado por
ele, o touro do brasão da família carrega a coroa dupla dos reis aragoneses.
Nessa mesma época, um herdeiro vivo dessa dinastia referiu-se ao papa como um
parente querido. Bem se sabe que Alexandre VI estava ciente de que se tratava
de uma manobra diplomática. No entanto, profundamente satisfeito, exultou:
finalmente, depois de tanto tempo, o desejado
reconhecimento! A história dos Bórgia, tal como pode ser verificada
nos livros da Igreja e nos registros oficiais, foi por muito tempo
caracterizada por falta de glamour, mas não se pode afirmar que tenha sido
obscura. Ao longo de várias gerações, os descendentes desse clã vastamente
ramificado ocuparam posições de liderança na cidade de Xátiva, na planície de
Valência. Pelas normas relativamente vagas daquela época, podiam ser
classificados como membros da nobreza menor. E as notoriedades locais com
vastas propriedades teriam grandes probabilidades de permanecer nessa
classificação, se não fosse a escalada do herdeiro de uma linhagem lateral de menor prestígio que viria a beneficiar toda
a estirpe: Alonso Borja, nascido no primeiro dia de 1378, no povoado de Canais,
perto de Xátiva, falecido em 6 de Agosto de 1458, como papa Calisto III, em
Roma. O ano do seu nascimento, como o do seu sobrinho Rodrigo, faz parte da
mitologia da família e é bastante simbólico, pois marcou o início do grande
cisma do Ocidente: a divisão da Igreja em duas e, a partir de 1409, com três
papas e seus respectivos séquitos.
Esse estado irremediável desperta medo pela glória eterna:
seria possível ainda chegar ao paraíso? Não foram poucos os teólogos que
responderam a essa pergunta com cepticismo e pessimismo. A fragmentação da
Igreja, por direito indivisível, arrastou-se ao longo de clivagens políticas e
nacionais. Especialmente a contradição entre cardeais franceses e ingleses fez
fracassar todas as tentativas de uma reunificação, colocando o papado em risco.
Afinal de contas, dado o impasse, vieram à tona velhas teorias, agora
renovadas, segundo as quais a autoridade suprema de governar a Igreja era
reservada ao concílio, um fórum que concentrava todos os fiéis. Esse conciliarismo,
por sua vez, caiu como uma luva nas mãos dos governantes seculares. Diante da
discórdia reinante no clero, eles seriam os únicos que, por meio da convocação
de um concílio, poderiam ter êxito no processo de reunificação da Igreja. Tendo
como pano de fundo esses desdobramentos que fortaleceram os poderes ilimitados
dos príncipes sobre suas respectivas
igrejas regionais, o senhor de Xátiva vai trilhando seu longo, gradual e, para
a época, típico caminho: como advogado, como conselheiro do príncipe e como
clérigo.
Depois de estudar Direito em Lérida, Alonso Borja tomou a
decisão, em 1408, de seguir a carreira eclesiástica. Era uma carreira que
tradicionalmente oferecia melhores perspectivas de sucesso aos jovens
ambiciosos das camadas sociais menos elevadas. Além disso, naqueles tempos
conturbados, havia grande procura por especialistas em Direito Eclesiástico.
Eles ainda eram os mediadores mais confiáveis nas questões relacionadas ao
cisma entre os clérigos e os leigos». In
Volker Reinhardt, Alexandre VI, Bórgia, o Papa Sinistro, 2011, Editora Europa, 2012, ISBN
978-857-960-127-9
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