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Se
podes olhar, vê. Se podes ver, repara.
«O
disco amarelo iluminou-se. Dois dos automóveis da frente aceleraram antes que o
sinal vermelho aparecesse. Na passadeira de peões surgiu o desenho do homem
verde. A gente que esperava começou a atravessar a rua pisando as faixas
brancas pintadas na capa negra do asfalto, não há nada que menos se pareça com
uma zebra, porém assim lhe chamam. Os automobilistas, impacientes, com o pé no
pedal da embraiagem, mantinham em tensão os carros, avançando, recuando, como
cavalos nervosos que sentissem vir no ar a chibata. Os peões já acabaram de
passar, mas o sinal de caminho livre para os carros vai tardar ainda alguns
segundos, há quem sustente que esta demora, aparentemente tão insignificante,
se a multiplicarmos pelos milhares de semáforos existentes na cidade e pelas
mudanças sucessivas das três cores de cada um, é uma das causas mais
consideráveis dos engorgitamentos da circulação automóvel, ou engarrafamentos,
se quisermos usar o termo corrente. O sinal verde acendeu-se enfim, bruscamente
os carros arrancaram, mas logo se notou que não tinham arrancado todos por
igual. O primeiro da fila do meio está parado, deve haver ali um problema
mecânico qualquer, o acelerador solto, a alavanca da caixa de velocidades que
se encravou, ou uma avaria do sistema hidráulico, blocagem dos travões, falha
do circuito eléctrico, se é que não se lhe acabou simplesmente a gasolina, não
seria a primeira vez que se dava o caso. O novo ajuntamento de peões que está a
formar-se nos passeios vê o condutor do automóvel imobilizado a esbracejar por
trás do pára-brisas, enquanto os carros atrás dele buzinam frenéticos. Alguns
condutores já saltaram para a rua, dispostos a empurrar o automóvel empanado
para onde não fique a estorvar o transito, batem furiosamente nos vidros
fechados, o homem que está lá dentro vira a cabeça para eles, a um lado, a
outro, vê-se que grita qualquer coisa, pelos movimentos da boca percebe-se que
repete uma palavra, uma não, duas, assim é realmente, consoante se vai ficar a
saber quando alguém, enfim, conseguir abrir uma porta, Estou cego.
Ninguém o diria. Apreciados como
neste momento é possível, apenas de relance, os olhos do homem parecem sãos, a
íris apresenta-se nítida, luminosa, a esclerótica branca, compacta como
porcelana. As pálpebras arregaladas, a pele crispada da cara, as sobrancelhas
de repente revoltas, tudo isso, qualquer o pode verificar, é que se descompôs
pela angústia. Num movimento rápido, o que estava à vista desapareceu atrás dos
punhos fechados do homem, como se ele ainda quisesse reter no interior do
cérebro a última imagem recolhida, uma luz vermelha, redonda, num semáforo.
Estou cego, estou cego, repetia com desespero enquanto o ajudavam a sair do
carro, e as lágrimas, rompendo, tornaram mais brilhantes os olhos que ele dizia
estarem mortos. Isso passa, vai ver que isso passa, às vezes são nervos, disse
uma mulher. O semáforo já tinha mudado de cor, alguns transeuntes curiosos
aproximavam-se do grupo, e os condutores lá de trás, que não sabiam o que
estava a acontecer, protestavam contra o que julgavam ser um acidente de trânsito
vulgar, farol partido, guarda-lamas amolgado, nada que justificasse a confusão,
Chamem a polícia, gritavam, tirem daí essa lata. O cego implorava, Por favor,
alguém que me leve a casa. A mulher que falara de nervos foi de opinião que se
devia chamar uma ambulância, transportar o pobrezinho ao hospital, mas o cego
disse que isso não, não queria tanto, só pedia que o encaminhassem até à porta
do prédio onde morava, Fica aqui muito perto, seria um grande favor que me
faziam. E o carro, perguntou uma voz. Outra voz respondeu, A chave está no
sítio, põe-se em cima do passeio. Não é preciso, interveio uma terceira voz, eu
tomo conta do carro e acompanho este senhor a casa. Ouviram-se murmúrios de
aprovação. O cego sentiu que o tomavam pelo braço, Venha, venha comigo,
dizia-lhe a mesma voz. Ajudaram-no a sentar-se no lugar ao lado do condutor,
puseram-lhe o cinto de segurança, Não vejo, não vejo, murmurava entre o choro,
Diga-me onde mora, pediu o outro. Pelas janelas do carro espreitavam caras
vorazes, gulosas da novidade. O cego ergueu as mãos diante dos olhos, moveu-as,
Nada, é como se estivesse no meio de um nevoeiro, é como se tivesse caído num
mar de…
Mas a cegueira não é assim, disse
o outro, a cegueira dizem que é negra, Pois eu vejo tudo branco, Se calhar a
mulherzinha tinha razão, pode ser coisa de nervos, os nervos são o diabo, Eu
bem sei o que é, uma desgraça, sim, uma desgraça, Diga-me onde mora, por favor,
ao mesmo tempo ouviu-se o arranque do motor. Balbuciando, como se a falta de
visão lhe tivesse enfraquecido a memória, o cego deu uma direcção, depois
disse, Não sei como lhe hei-de agradecer, e o outro respondeu, Ora, não tem
importância, hoje por si, amanhã por mim, não sabemos para o que estamos
guardados, Tem razão, quem me diria, quando saí de casa esta manhã, que estava
para me acontecer uma fatalidade como esta. Estranhou que continuassem parados,
por que é que não andamos, perguntou, O sinal está no vermelho, respondeu o
outro, Ah, fez o cego, e pôs-se a chorar outra vez. A partir de agora deixara
de poder saber quando o sinal estava vermelho». In José Saramago, Ensaio Sobre a
Cegueira, Editorial Caminho, 1995, ISBN 972-211-021-7.
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