Quarto Livro de Linhagens ou Nobiliario do conde Pedro de
Barcelos
Prologo
«(…) E o que me a esto moveu forom sete cousas: A primeira,
pera se cumprir e guardar este precepto de que primeiro falamos. A segunda, e
por saberem estes fidalgos de quais descenderam de padre a filho e das linhas
travessas. A terceira, por serem de um coraçom de haverem de seus enmigos que
som em estruimento da fe de Jesu Cristo, ca, pois eles vem de um linhagem e
sejam no quarto ou no quinto grau ou dali acima, nom devem poer deferença antre
si. E mais que som chegados como primos e terceiros, ca mais nobre cousa e, e
mais santa, amar o homem a seu parente alongado per divido, se bom e, que amar
ao mais chegado, se faleçudo e. E os homens que nom som de bom conhecer nom
fazem conta do linhagem que hajam, senão de irmãos e primos coirmãos e segundos
e terceiros; e dos quartos acima nom fazem conta. Estes tais erram a Deus e a
si, ca o que tem parente no quinto ou sexto grau, ou dali acima, se e de grão
poder, deve-o servir porque vem de seu sangue; e se e seu igual, deveo de
ajudar; e se e mais pequeno que si, deve-lhe fazer bem e todos devem ser de um
coraçom. A quarta, por saberem os nomes daqueles donde vem e algumas bondadades
que em eles houve. A quinta, por os reis haverem de conhecer aos vivos com
mercees por os merecimentos e trabalhos e grandes lazeiras que receberom os
seus avos em se ganhar esta terra de Espanha per eles. A sexta, pera saberem
como podem casar sem pecado, segundo os sacramentos da Santa Igreja. A setima,
pera saberem de quais moesteiros som naturais e benfeitores. E por esta materia
ser mais crara e os nobres fidalgos saberem por grã parte dos linhagens dos
reis e emperadores e dos feitos em breve que forom e passarom nas outras terras
do começo do mundo, u os seus avos forom a demandar suas aventuiras por que
eles ganharom nome e os que dele decenderom, por algumas nobrezas que ali
fezerom, falaremos primeiro do linhagem dos homens e dos reis de Jerusalem, des
Adão ataa nacença de Jesu Cristo; e das conquistas que fezerom os reis de Síria
e el-rei Farão e Nabucodonosor em Jerusalem. Des i falaremos dos reis da Troia e
dos reis de Roma e emperadores, e dos reis da Gram-Bretanha, que ora se chama
Inglaterra. Des i dos reis gentis que houve em Persia, e reis e emperadores que
houve no Egipto e em Roma, e da destruiçom de jerusalem e como d'i levou
Vaspasiano pera Roma os novecentos mil judeus; e dos Godos como entrarom a
Espanha e o tempo que em ela viverom, e como ao depois foi perduda per rei
Rodrigo, e como foi cobrada per el-rei Palaio, o Montesinho, e per el-rei Dom
Afonso o Catolico e per outros reis que apos eles vierom; e como, per soberba
de el-rei Dom Ordonho de Leão, os Castelãos fezerom juízes que mantiveram a
terra em dereito. E
de como destes juízes decenderom os reis de Castela, de uma parte, e da outra,
os reis de Navarra. Des i falaremos dos reis de Navarra e dos de Aragom e dos
de França e donde decenderom os reis de Portugal.
A Dama Pé-de-Cabra
Este dom Diego Lopez era muy boo monteyro, e estando huum
dia em sa armada e atemdemdo quamdo verria o porco ouuyo cantar muyta alta voz
huuma molher em çima de huuma pena: e el foy pera la e vioa seer muy fermosa e
muy bem vistida, e namorousse logo della muy fortemente e preguntoulhe quem
era: e ella lhe disse que era huuma molher de muito alto linhagem, e ell lhe
disse que pois era molher d'alto linhagem que casaria com ella se ella
quisesse, ca elle era senhor naquella terra toda: e ella lhe disse que o faria
se lhe prometesse que numca sse santificasse, e elle lho outorgou, e ella
foisse logo com elle. E esta dona era muy fermosa e muy bem feita em todo seu
corpo saluamdo que auia huum pee forcado como pee de cabra. E viuerom gram
tempo e ouueram dous filhos, e huum ouue nome Enheguez Guerra, e a outra foy
molher e ouue nome dona. E quando comiam de suum dom Diego Lopez e sa molher
assemtaua ell apar de ssy o filho, e ella assemtaua apar de ssy a filha da
outra parte. E huum dia foy elle a seu monte e matou huum porco muy gramde e
trouxeo pera sa casa, e poseo ante ssy hu sia comemdo com ssa molher e seus
filhos: e lamçarom huum osso da mesa e veerom a pellejar huum alaão e huuma
podemga sobrelle em tall maneyra que a podenga trauou ao alaão em a garganta e
matouo. E dom Diego Lopes quamdo esto uyo teueo por millagre e synousse e disse
«samta Maria vall, quem vio numca tall cousa!» E ssa molher quamdo o vyo assy
sinar lamçou maão na filha e no filho, e dom Diego Lopez trauou do filho e nom
lho quis leixar filhar: e ella rrecudio com a filha por huuma freesta do paaço
e foysse pera as montanhas em guisa que a nom virom mais nem a filha». In Livros
de Linhagens, Projecto Vercial, Portugaliae
Monumenta Historica, volume dedicado aos Scriptores, Alfarrábio da Universidade do Minho, 1996-2013, Wikipédia.
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