sexta-feira, 24 de setembro de 2010

António Damásio: «O Livro da Consciência». Vai buscar um dos mistérios por resolver e que mais intriga os cientistas. Saber quem somos. O «eu» e a consciência que atormenta poetas e filósofos. Cruza o filosófico com o orgânico

Cortesia de diarioiol

«O neurologista António Damásio lança mundialmente nesta sexta-feira, dia 24 de Setembro,  um novo livro sobre a consciência. Dez anos após a publicação de «O Sentimento de Si», o cientista regressa ao tema em «O Livro da Consciência», que se centra nas relações entre mente, cérebro e consciência. O livro vai buscar um dos mistérios por resolver e que mais intriga os cientistas: saber quem somos: o eu e a consciência que também tanto atormenta poetas e filósofos desde que há Humanidade. Como é que as nossas redes neurológicas reagem aos sentimentos? Como é que se constrói a consciência. O cientista cruza o filosófico com o orgânico, relação que António Damásio, investigador na University of Southern California, se debruça há mais de três décadas e que lhe valeu reputação mundial. Onde está a consciência? Como se constrói? O que a afecta? O papel das imagens na nossa mente é, segundo o investigador, o principal motor de construção de tudo isto.
O universo de imagens que retemos explicam muito do que somos, pois, segundo considera o investigador, são «a principal moeda da nossa mente». A construção cinematográfica que o nosso cérebro realiza - e que advém do meio onde nos encontramos, da nossa cultura - acaba, segundo refere, por desencadear um processo de imagens abstractas. Damásio está «convencido que os matemáticos e os compositores sobressaem neste tipo de criação de imagens». In Redacção Diário IOL.

 

Cortesia de 24hz
Cortesia de diário IOL/JDACT
 
Nota: Foi gratificante ler e «reler com mais alguma pausa... » o livro Ao Encontro de Espinosa.
JDACT