Cortesia de artinfo
Cindy Sherman é uma artista plástica e directora de cinema, sendo mais conhecida pelos seus auto-retratos conceituais. Através dos seus trabalhos, Cindy Sherman «levanta» questões importantes e desafiadoras sobre o papel e a representação das mulheres na sociedade, a imprensa em geral e a natureza da criação de arte.
Cindy Sherman vai além do dispor de si, seu corpo levado para além dos limites de uma identidade pessoal própria, torna-se um corpo qualquer, simplesmente uma pessoa fabricada. É nesse sentido que aparece a dificuldade de classificar as fotografias onde ela é a sua própria modelo como auto-retratos. Ora, ela nunca está lá. «Tento sempre distanciar-me o mais que posso nas fotografias. Embora, quem sabe, seja precisamente fazendo isso que eu crio um auto-retrato, fazendo essas coisas totalmente loucas com esses personagens», diz, mas seria possível? Com implicações psicanalíticas claras, a escolha e a criação dos tipos a serem fotografados são feitas pela própria autora, será uma projecção ou um querer ser?
O enigma é o fascínio maior aqui. Não ser mais quem se é, ser outro, dissipar-se em ninguém é o que Cindy Sherman perturbadoramente nos propõe. In obviousmag.
Cortesia de bbc
http://obviousmag.org/ Museu Berardo e MACE de Elvas
O Museu de Arte Contemporânea de Elvas continua a dar que falar e a levar o nome da cidade às bocas do mundo, pelas melhores razões. De pf dia 24 de Setembro a 23 de Janeiro de 2011, no imóvel da rua da Cadeia em Elvas, decorrerá a exposição «Fragmentos – Arte Contemporânea na Colecção Berardo» que trará a Elvas obras de artistas como Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Joan Miro, Andy Warhol e Cindy Sherman. In maisdualidades.
MACE de Elvas
Cortesia de phillipsdepury
Cortesia MACE Elvas/Museu Berardo/JDACT