(1891- 1942, Auschwitz, campo de concentração nazi)
Breslau, Alemanha
Cortesia de communio
Edith Theresa Hedwing Stein, mais conhecida por Edith Stein foi uma religiosa alemã, a última de onze irmãos de uma família judia que professava o Judaísmo. Foi professora de Filosofia, sendo discípula de Edmund Husserl (fenomenologia) e secretária particular desse filósofo. Faleceu aos 51 anos asfixiada numa câmara de gás, a 9 de Agosto de 1942, no campo de concentração de Auschwitz, na Polónia.
Cortesia de edithstein-kreis
Quando menina e adolescente, não obstante os pedidos de sua mãe em professar a fé judaica, ela qualificava-se sempre de ateia. Contudo, acompanhava a mãe à sinagoga mais por delicadeza do que por convicção religiosa, passando o tempo a distrair-se e olhando para quem entrava e saía.
Pelos seus 30 anos, no Outono de 1921, veio-lhe parar às mãos a autobiografia de Santa Teresa de Ávila, intitulada «Livro da Vida». Ficou encantada! Recebeu o baptismo, aos 31 anos, no Primeiro de Janeiro de 1922 e entrou para um convento. A família cortou relações com ela.
Cortesia de provsjose
Para escapar à perseguição da II Guerra Mundial, fugiu em 1940 da Alemanha Nazi para os Países Baixos. Mas, quando esta nação foi ocupada pelos nazis, Edith Stein foi presa com a sua irmã. Saiu do convento de hábito carmelita que continuou a usar no campo de concentração, oferecendo a sua vida, como ela disse, pela conversão ao Catolicismo do povo hebreu. O seu número de prisioneira era o 44070.
O maldito campo nazi de Auschwitz-Birkenau
Cortesia de annefrankguide
Pelo seu heroísmo cristão, no dia 1 de Maio de 1987, foi beatificada por João Paulo II em Colónia e, a 11 de Outubro de 1998, foi canonizada pelo mesmo Papa, sob o nome de Santa Teresa Benedita da Cruz, ou apenas Teresa da Cruz. No dia 1 de Outubro de 1999, João Paulo II, numa carta apostólica em forma de «motu proprio» intitulado «Spes aedificandi», proclamou Santa Teresa Benedita da Cruz, co-padroeira da Europa (Hebreus Católicos, Dia Mundial da Juventude) pelo particular contributo cristão que outorgou através do seu pensamento filosófico.
Cortesia de montecarmelo
«Con este tercer volumen se completa los «Estudios Filosóficos» y concluye la edición de las Obras Completas de Edith Stein en castellano. Queda aquí recogida la etapa del «pensamiento cristiano» (1921-1936), con obras inéditas hasta ahora en nuestra lengua, como Acto y potencia; ¿Qué es filosofía? (Un diálogo entre Husserl y Santo Tomás), y temas varios como la libertad, la gracia, la verdad, etc. Se incluye también Ser finito y ser eterno».
http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/motu_proprio/documents/hf_jp-ii_motu-proprio_01101999_co-patronesses-europe_po.html
Cortesia de dlibraryacuedu
Cortesia de Editorial Monte Carmelo/wikipédia/JDACT