Cortesia do Parlamento
Com a devida vénia, publico algumas palavras.
Programa
29 de Setembro a 2 de Outubro de 2010
Congresso Internacional I República e Republicanismo, Congresso Histórico Internacional.
No ano em que se assinala o Centenário da Revolução de 5 de Outubro de 1910, a Assembleia da República organiza um conjunto de iniciativas comemorativas da implantação da República em Portugal.
Na programação para as Comemorações destacam-se o Colóquio Internacional sobre a I República no quadro das Repúblicas, a atribuição do prémio literário «O Parlamento e a República» e a exposição «Res Publica: cidadania e representação política em Portugal 1820-1926», organizada em parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal.
Cortesia do Parlamento
A Assembleia da República tem ainda uma programação editorial própria para as Comemorações em que se integra a Série «Parlamentares da I República», coordenada pelo Prof. Luís Farinha, e o «Dicionário da História da I República e do Republicanismo», elaborado por uma comissão constituída pelos centros de investigação em história contemporânea das universidades públicas portuguesas e da Universidade Católica. Para além destes títulos da Colecção Parlamento, a Assembleia da República prepara outras edições, destacando-se o livro dedicado ao público juvenil «O 5 de Outubro e a I República», de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e as obras a publicar no âmbito do protocolo estabelecido com a Biblioteca Nacional de Portugal.
http://www.cm-pontedelima.pt/passe-cidadao/Curso_Republica_Republicanismo.pdf
http://www.centenariorepublica.parlamento.pt/CongressoCvsPapers/MariaAmeliaReis_Paper_CV.pdf
Congresso Internacional
I República e Republicanismo, Congresso Histórico Internacional
Assembleia da República, Lisboa
29 de Setembro a 2 de Outubro de 2010
O Congresso Histórico Internacional I República e Republicanismo é uma iniciativa das unidades de investigação das universidades portuguesas integrada no programa de comemorações do Centenário da República da Assembleia da República.
Um século depois do 5 de Outubro, a Primeira República é ainda hoje lembrada pela revolução política que lhe deu origem e pelas vicissitudes do regime instável que se lhe seguiu contudo, o Republicanismo foi, antes de se converter em regime, também um movimento cultural modernizador. Sobre tudo isto se irá reflectir neste encontro, assinalando inevitavelmente o impacto da Ditadura Militar e do Estado Novo sobre as correntes republicanas, e lembrando a sua resistência a instituições e doutrinas.
Cortesia do Parlamento
Cortesia do Parlamento/JDACT