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(excerto)
«(…) Não raro, as fontes
clássicas insinuam na palavra poética o recurso a uma erudição profundamente assimilada,
mas porque o poeta sabe colocá-la no seu verdadeiro plano de arte ou de
artifício, nunca a cultura abafa a experiência, e por isso nunca o artifício
sábio ou técnico se sobrepõe à arte. Mas estamos em crer que os sonetos mais
artisticamente valiosos de Francisco Manuel Melo são os de tema
predominantemente religioso, como Antes
da Confissão. Já num outro estudo tivemos oportunidade para relevar
os elementos essenciais de valorização estética desta composição e não vamos
aqui repetir-nos. A palavra poética, nesta parte de As Segundas Três Musas, assume, como na Retórica
renascentista, a plenitude de um valor directamente ligado ao humano. Não há dúvida de que
uma tal poesia exprime, na arte, o próprio homem.
As Éclogas
A Sanfonha de Euterpe, segunda parte de As Segundas Três Musas, é
formada por éclogas e cartas. Já se observou que falta às primeiras o ambiente
genuinamente pastoril que deveria caracterizar o género, mas nisto, como aliás
na própria substância doutrinal, o Melodino segue a lição e o exemplo de
Sá Miranda, seu modelo também nas cartas. A écloga Casamento, que integra o capítulo II de PEM, é
talvez, neste domínio, o exemplo mais representativo. O tema era muito do
agrado do nosso autor, que o tratou também na Carta de Guia de Casados. Os dois pastores do diálogo discordam
de critério, quanto às virtudes a preferir na mulher, já que um opta pela
beleza e outro mais solidamente pelos bens materiais. O cura, discreto e avisado segundo o cânone
do ideal normativo da época, concilia as duas opiniões de acordo com um ideal
de equilíbrio e moderação. A lição do meio termo é igualmente preconizada nas
éclogas Temperança e Rústica.
Mediano, aliás, é o nome de um dos interlocutores de Temperança, cujo conselho, de resto, pode resumir-se nos
dois versos que, com outros, se encontravam gravados no templo aonde os dois
pescadores (Afouto e Medroso) são levados por Mediano:
caminha sempre a um justo fim direito,
fugindo todo extremo perigoso.
E assim como, em Basto, Gil exprime as ideias de
Sá Miranda, na écloga Rústica,
por exemplo, Cremente tem palavras cujo tom de pessimismo profundo e sentido
reflecte a experiência dolorosa de Francisco Manuel Melo. A lição de
moralidade, que informa o suco didáctico das éclogas, não apagou o sinete
autêntico de transposição da vida vivida na palavra poética. Mas as cartas são,
a este respeito, ainda mais interessantes.
[…]
«Dos seus quatro Apólogos Dialogais
(só publicados em 1721), figuram breves excertos que permitem entrar no
ambiente de cada um dos textos. São eles:
Relógios falantes;
O Escritório avarento;
A Visita das fontes;
O Hospital das letras.
(existe ainda um quinto diálogo,
ou melhor, um esboço apenas, intitulado A Feira dos Anexins, publicado apenas em 1875).
Trata-se de diálogos encenados,
na tradição da Corte na Aldeia,
de Rodrigues Lobo e onde é patente a presença, sempre reinventada, de Quevedo.
Por exemplo, no primeiro diálogo, entre relógios diferentes, da cidade e
da aldeia, vão sendo comentados os costumes de uma época, numa reflexão cheia
de humor sobre a vida e a morte, a condição dos humanos; ou, na Visita das
Fontes, uma conversa entre fontes, a velha e a nova, que comenta quem delas
se aproxima e distancia, proporcionando um retrato da vida e costumes de uma
época e de um lugar; por sua vez, Hospital das letras centra-se numa
reflexão sobre livros e literatura. Este e os outros diálogos inscrevem pois
uma posição reflexiva e crítica, de grande ironia, por vezes sarcástica, perante
a sociedade e os seus mecanismos e instituições (a Justiça, sobretudo), numa
espécie de construção alegórica da sociedade, da vida humana com seus vícios e
virtudes. Aparentemente, também aqui ficam inscritos elementos da experiência
de vida do seu Autor». In Isabel Allegro Magalhães.
In José Pina Martins, A Obra Poética,
Dom Francisco Manuel de Melo, Excerto, História e Antologia da Literatura
Portuguesa, Século XVII, nº 31, FCG, HALP, 2004, ISSN 1645-5169.
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