Cortesia de foriente
«La Place Mysterieuse conta uma história, passada no interior de uma casa onde fragmentos de memórias são revisitados. Imagens gravadas, imagens em tempo real e bailado combinam-se de forma a criar uma fantasia de rotina doméstica e familiar. O ponto de partida para esta história é o ano de 1989, o ano da queda do Muro de Berlim. As relações familiares e internacionais alteram-se a um ritmo alucinante e torna-se cada vez mais difícil manter um sentimento comum de felicidade e compreensão. Cenas do passado e do presente – pessoas e imagens de Berlim e de Tóquio – juntam-se e confortam-se mutuamente. As bailarinas pertencem a diferentes gerações e são originárias de diferentes cidades e países. Contudo, cada uma delas desempenha o seu papel de residente na casa (neste caso, a esfera do palco) à medida que vão seguindo a história da vida de uma mulher num país estrangeiro e longe do seu país de origem.
O espectáculo que, a par do bailado integra artes visuais, objectos artísticos e figurinos fora do comum, foi coreografado por Naoko Ito que lhe imprimiu uma perspectiva e sensibilidade marcadamente femininas.
A companhia Mademoiselle Cinema foi fundada em 1993 pela coreógrafa que, partindo da premissa de que a era moderna pertence às mulheres, decidiu contar apenas com um elenco de bailarinas». In Fundação Oriente, Espectáculos, La Place Mysterieuse, Companhia de Dança Mademoiselle Cinema, Japão.
JDACT